A nostalgia no marketing está impulsionando vendas

A nostalgia no marketing está impulsionando vendas

A nostalgia tornou-se uma das estratégias mais poderosas do marketing moderno. Em um cenário de conexão online, estímulos digitais e alta competitividade entre marcas, resgatar memórias afetivas tem se mostrado uma forma eficaz de criar vínculos com o consumidor. Isso porque a nostalgia pode atuar no comportamento de compra, ativando lembranças de tempos passados.

Segundo Pedro Brandão, professor de publicidade e propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC), a nostalgia é uma estratégia certa no marketing. Marcas que revisitam sucessos do passado, colocando-os sob as lentes do presente, são uma forma de conter riscos e também de garantir um retorno lucrativo, com base na relação afetiva com o consumidor.

Para Brandão, usar a nostalgia como uma tendência na estratégia de marketing tem tudo a ver com os dias atuais. Isso porque atualmente as épocas passadas se tornaram uma das melhores fontes para referenciar o presente. 

Por que a nostalgia gera impacto no consumo?

Nos últimos anos, a nostalgia se tornou um dos principais fatores na hora da compra. Isso porque determinado produto ou serviço permite que consumidores revivam lembranças associadas à sua própria história.

Uma pesquisa feita pela Mission Brasil reforçou esse raciocínio. Os dados comprovaram que:

  • 92% dos consumidores confirmaram que conteúdos digitais influenciam suas compras de produtos nostálgicos;
  • 62% dos entrevistados disseram que a tecnologia tem papel determinante nesse comportamento.

Plataformas como TikTok, YouTube e Instagram amplificam fenômenos retrô, evidenciando relançamentos e produtos colecionáveis.

A nostalgia que está em alta

A onda nostálgica aparece em diversos setores, e alguns exemplos recentes evidenciam a força desse movimento.

Na moda, os vestidos de estilo slip dress voltaram com tudo. Tendência das passarelas nos anos 90, ele está aparecendo em eventos e editoriais de moda, vestido por diversas celebridades, como Marina Ruy Barbosa e Flávia Alessandra.

Já nos jogos, sites com casino online oferecem opções com estética retrô. São diversos jogos inspirados em fliperamas, máquinas clássicas e com gráficos retrôs que lembram os anos 80 e 90, como Aviator, 777 Slots e Fruit Slots.

Enquanto isso, a marca Tupperware lançou uma campanha chamada “Destampe o Futuro” para relançar produtos clássicos. Ela resgata produtos que marcaram a história da marca, como as garrafas Eco Tupper, um dos primeiros itens lançados em 1946 e sucesso de venda. 

Outra tendência atual, vinda diretamente do final do século passado, é o disco de vinil. Segundo uma reportagem do jornal americano Fortune, o mercado de vinis movimentou mais de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos em 2022.

A estratégia duradoura

O ritmo acelerado e em constante transformação dos dias atuais coloca o passado em uma ótica mais tranquila, como um porto seguro. A nostalgia, portanto, passa a ser um recurso estético e também a desempenhar um papel estratégico, de criar conexões reais e duradouras entre marcas e consumidores.

Tudo indica que essa tendência deve aumentar. Conforme as pessoas buscam revisitar o passado, as memórias afetivas continuarão impulsionando decisões de compra e fortalecendo a presença das marcas que focam na nostalgia.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: