Exposições imperdíveis para visitar no fim de ano em Brasília

Divulgação

Descubra as mostras mais relevantes do circuito cultural do DF até janeiro de 2026

Confira as exposições imperdíveis para visitar em Brasília até janeiro de 2026.

As últimas semanas de 2025 trazem um movimento intenso no circuito de artes visuais do Distrito Federal, com exposições que ocupam diversos espaços pela cidade. Este período é uma oportunidade valiosa para apreciar mostras que, muitas vezes, passam despercebidas em um calendário anual mais cheio. A seguir, destacamos algumas das exposições imperdíveis que você pode visitar até o início de 2026.

1. Sérgio Camargo – É Pau, É Pedra…

A maior mostra dedicada a Sérgio Camargo em décadas será realizada no Foyer da Sala Villa-Lobos. Esta exposição revisita processos criativos e escolhas materiais do artista, que é uma referência da vertente construtiva no Brasil, apresentando um panorama da sua produção. A mostra ficará em cartaz de 3 de dezembro a 6 de março, com entrada gratuita.

2. MEME: no Br@sil da Memeficação

Esta é a primeira exposição dedicada ao universo dos memes no Brasil, apresentando cerca de 800 itens de 200 criadores. Com curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, a mostra investiga como os memes refletem a cultura contemporânea brasileira. A exposição ocorrerá de 2 de dezembro a 1º de março de 2026, também com entrada gratuita.

3. Brazulejos – Lígia de Medeiros

A artista Lígia de Medeiros apresenta trabalhos inéditos em azulejaria e desenhos digitais. A exposição, com curadoria de Renata Azambuja, reúne 23 painéis de azulejos e 18 desenhos impressos, explorando temas como figura humana e paisagem. A mostra estará disponível até 13 de janeiro de 2026.

4. Um Olhar Sobre a Cidade

A Galeria Aberta do Conic receberá uma grande exposição que celebra a arte urbana de Brasília. A mostra inclui obras de Lourenço de Bem, Paulo Araújo, Loreni Schenkel e Xico Oliveira, abordando temas como diversidade e memória. A exposição começa em 28 de novembro e ficará disponível até o aniversário de Brasília.

5. Nossos Brasis

Com mais de 70 obras de 50 artistas brasileiros, esta exposição traça um panorama da criação artística do país ao longo de um século. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra está em cartaz até 18 de janeiro.

6. Todos Falam de Mim, Ninguém Me Representa

Esta exposição propõe um diálogo entre a obra do artista Johann Moritz Rugendas e a produção contemporânea de Ziel Karapotó, questionando representações históricas dos povos originários. A mostra ficará em exibição até 1º de fevereiro de 2026.

7. Línguas africanas que fazem o Brasil

A exposição destaca a influência das línguas africanas na formação cultural do Brasil. Com curadoria de Tiganá Santana, a mostra reúne obras e objetos que refletem esse legado. A exposição estará disponível até 18 de janeiro de 2026.

8. RAÍZES – Heranças Visuais

José Maciel apresenta cerca de cinquenta obras que refletem sobre memória e identidade. A mostra estará em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, promovendo uma reflexão entre passado e presente.

9. 40 Anos da História da Resposta Brasileira a Aids

O SESI Lab e o Ministério da Saúde apresentam uma exposição que revisita quatro décadas de políticas públicas e mobilização social referentes ao HIV e aids. A mostra, que inclui relatos de vida e registros históricos, ficará em cartaz até 30 de janeiro.

Estas exposições oferecem uma rica oportunidade para explorar a arte e a cultura em Brasília até o início de 2026, com entrada gratuita e acesso a uma diversidade de temas que refletem a identidade brasileira.

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: Divulgação

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: