Pilotos discutem diretrizes de julgamento de incidentes antes do Grande Prêmio do Qatar
Pilotos da F1 se reuniram com a FIA para discutir diretrizes de julgamento de incidentes antes do GP do Qatar.
Na noite de quinta-feira, os pilotos da Fórmula 1 se reuniram com a FIA em Doha, antes do Grande Prêmio do Qatar, para discutir as diretrizes de julgamento de incidentes que regem as corridas. Esta reunião é realizada anualmente, mas ganhou destaque devido às controvérsias recentes da temporada de 2025.
As diretrizes de padrão de condução foram introduzidas em 2022, após solicitação dos próprios pilotos, com o objetivo de esclarecer o que é permitido durante as manobras de ultrapassagem e defesa na pista. Desde então, as diretrizes passaram por duas atualizações. O foco da reunião foi a aplicação dessas normas em situações específicas que geraram debate, como a penalização polêmica de Oscar Piastri no GP de São Paulo.
Os pilotos discutiram cinco incidentes que foram fundamentais para a conversa:
1. A colisão de Piastri com Kimi Antonelli no Brasil, relacionada à ultrapassagem por dentro.
2. O incidente entre Carlos Sainz e Oliver Bearman em Monza, referente à ultrapassagem por fora.
3. O embate de Sainz com Liam Lawson em Zandvoort e a aplicação das diretrizes em curvas de raio longo.
4. Lando Norris recebendo três advertências por limites de pista enquanto tentava ultrapassar Charles Leclerc em Austin.
5. A situação envolvendo Max Verstappen e Leclerc na Cidade do México, sobre deixar a pista e obter vantagem.
Carlos Sainz, durante a coletiva de imprensa antes da penúltima corrida da temporada, sugeriu uma mudança drástica nas regras de julgamento, discutindo até a possibilidade de eliminar as diretrizes de corrida da F1.
Nesta terceira reunião anual da FIA, os stewards reiteraram que as diretrizes de padrões de condução são exatamente isso: diretrizes, e não regulamentos rígidos. Um dos principais pontos abordados foi a necessidade de um respeito maior às bandeiras amarelas e a discussão sobre conceitos adicionais para melhorar a segurança nas corridas.
Os pilotos expressaram uma “clara preferência” por que as audiências sobre incidentes sejam realizadas após as corridas, quando os stewards acreditam que nem todos os elementos relevantes estão disponíveis no momento do incidente. Além disso, houve um consenso de que as diretrizes “não podem cobrir cada cenário”, destacando a importância de ter um steward experiente em cada painel.
A possibilidade de adicionar orientações sobre bandeiras azuis às diretrizes também foi discutida. A FIA afirmou que “os pontos levantados informarão futuras refinamentos nas DSGs, em consulta com a GPDA e a Comissão de Pilotos da FIA”. No entanto, foi determinado que não haverá mudanças imediatas na documentação das diretrizes de padrões de condução para as duas últimas corridas da temporada.
Fonte: www.crash.net