Evento reuniu mais de 700 servidores e especialistas para discutir temas de governança e transparência
CGE realiza congresso com a participação de mais de 700 servidores para discutir integridade e gestão de riscos.
CGE realiza congresso sobre integridade na administração pública
Mais de 700 pessoas participaram do 3º Congresso de Governança Pública da CGE-PR e da 4ª Semana de Ouvidoria, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório Mario Schoemberger do Campus de Curitiba 1 – Unespar, e teve como tema principal ‘Integridade e Gestão de Risco na Administração Pública’. Essa iniciativa visa fortalecer a integração entre as áreas de controle interno, ouvidoria, transparência, controle social, compliance e corregedoria.
A controladora-geral do Estado, Louise Garnica, destacou que a CGE promove anualmente o congresso para aprimorar a máquina pública e disseminar a cultura da integridade. “Trouxemos palestrantes que souberam dialogar com a nossa plateia, trazendo conhecimento teórico e prático para a realidade dos servidores que atuam no controle interno e na transparência”, afirmou Garnica.
Temas abordados e debates
O primeiro dia do evento foi dedicado aos pilares de Integridade e Gestão de Riscos. O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, que já ocupou cargos na AGU, deu início aos debates, enfatizando a importância de considerar a avaliação do usuário na ouvidoria. Em seguida, uma mesa-redonda contou com especialistas como Marcelo Zenkner e Edmar Camata, que discutiram a necessidade de um Sistema de Integridade que inclua os municípios no controle preventivo.
Chantal Castro, gerente sênior de Anticorrupção do Pacto Global da ONU, também participou, destacando a importância dos pactos globais e da ação coletiva anticorrupção. O dia foi encerrado com palestras sobre controle e mediação de conflitos, abordando perspectivas do Tribunal de Contas e do setor educacional.
Contribuições e reconhecimento
Na quinta-feira, a ouvidora-geral da União, Valdirene Pires, destacou que as manifestações recebidas pela ouvidoria são cruciais para o ajuste de ações e programas sociais. O congresso também serviu para premiar estudantes que participaram do 3º Concurso de Redação da CGE, abordando o tema ‘Educação fiscal e o controle social’. Os vencedores receberam equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal.
Além disso, servidores que se destacaram nas áreas de Controle Interno, Compliance, Ouvidoria e Transparência foram homenageados com placas comemorativas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a melhoria dos serviços públicos e a promoção da integridade na administração pública.