Iniciativa com dois professores em sala tem mostrado resultados positivos na aprendizagem
Aulas extras com dois professores têm contribuído para o avanço no desempenho dos alunos da rede estadual do Paraná.
Programa de aulas extras no Paraná
Implementado em março de 2025, o Programa de Recomposição de Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) tem se mostrado eficaz em melhorar o desempenho dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Paraná. O programa consiste em aulas extras de Português e Matemática, realizadas com a presença de dois professores na mesma sala. Essa abordagem permite um acompanhamento mais próximo, a identificação de dificuldades específicas e uma atenção quase individualizada aos alunos.
Resultados do programa
A iniciativa já está presente em todas as escolas estaduais e é acompanhada por avaliações periódicas para monitorar o aprendizado. De acordo com o painel de avaliação do Paraná, realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, houve uma melhora significativa nos indicadores. No 1º trimestre, 10,2% dos 825.113 alunos avaliados estavam no nível Abaixo do Básico, enquanto no 2º trimestre, esse índice caiu para 8,8%. Além disso, a soma dos estudantes nos níveis Adequado e Avançado subiu de 66,8% para 68,2%.
Declarações de autoridades
Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, enfatiza que a ação representa um investimento estratégico na qualidade do ensino. “A docência compartilhada é um investimento direto na qualidade da aula. Ao colocar dois professores na sala, dobramos o apoio pedagógico, permitindo um atendimento quase individualizado e acelerando a superação desses desafios”, afirmou o secretário.
Impactos na prática
No Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, o programa tem contribuído de forma substancial para a fixação dos conteúdos e a auto confiança dos alunos. Desde a implementação das aulas especiais em março, cerca de 250 alunos têm se beneficiado diretamente da iniciativa. A diretora da escola, Marcia Murbach, afirmou que o nível de aprendizagem evoluiu em pelo menos 40%, tanto nas notas quanto em simulados e avaliações diagnósticas.
Aprovação das famílias
A aprovação da iniciativa pelas famílias tem sido expressiva. A integração das disciplinas foi bem recebida, e a presença de dois professores tem sido um diferencial importante. Isso permite uma observação mais atenta das dificuldades individuais dos alunos, enriquecendo o trabalho pedagógico. “Essa dupla de docentes percebeu com mais precisão peculiaridades na linguagem de interpretação, o que enriqueceu significativamente o processo de ensino”, explica a diretora.
Iniciativas complementares
Além das aulas regulares, o programa é complementado pelo Programa Mais Aprendizagem (PMA), que ocorre no contraturno e foca no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em Matemática. A Seed-PR também implementou, desde 2023, o uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs), como plataformas interativas que auxiliam no aprendizado dos alunos, reforçando o compromisso do Estado com a educação de qualidade.