Estudo revela que sucuris mantêm tamanho há 12 milhões de anos

cowboy5437/Getty Images

Pesquisadores analisam fósseis e concluem que anacondas atuais são semelhantes às de 12 milhões de anos

Pesquisa revela que sucuris se mantêm com tamanho semelhante ao longo de 12 milhões de anos.

Sucuris mantêm tamanho há 12 milhões de anos

Recentemente, pesquisadores descobriram que as sucuris, conhecidas também como anacondas, mantêm tamanho semelhante há 12 milhões de anos. O estudo, publicado na Journal of Vertebrate Paleontology, foi liderado por uma equipe de cientistas europeus e venezuelanos e analisou fósseis dessas serpentes do período Mioceno Médio, datados entre 5,3 e 12,4 milhões de anos atrás.

Análise de fósseis e resultados surpreendentes

Os pesquisadores mediram 183 vértebras fossilizadas de pelo menos 32 exemplares coletados na Venezuela. A pesquisa utilizou a técnica de reconstrução de estado ancestral, que ajuda a prever o comprimento corporal das serpentes. Surpreendentemente, os resultados indicaram que estas sucuris tinham uma média de 5,2 metros de comprimento, uma medida praticamente igual à das anacondas modernas.

Fatores que influenciam o tamanho das sucuris

Durante o Mioceno, as temperaturas eram mais amenas, e a disponibilidade de alimentos era maior, o que contribuiu para o crescimento das espécies. Contudo, a maioria delas não sobreviveu até os dias atuais, sendo que seus parentes modernos são significativamente menores. Embora não se tenha certeza se as sucuris antigas eram ainda maiores, a pesquisa suscita questões sobre a preservação desse tamanho ao longo de milhões de anos.

Questões ainda não respondidas

Ainda não se sabe ao certo por que as sucuris mantiveram esse comprimento ao longo do tempo. Hipóteses sugerem que a redução de habitats e o resfriamento das temperaturas não foram suficientes para encurtar as gigantes. Esta manutenção de tamanho e a sobrevivência da espécie ao longo de milhões de anos destacam a resistência adaptativa das sucuris.

Implicações para a pesquisa em herpetologia

O estudo das sucuris e sua longevidade evolutiva traz novas perspectivas para o campo da herpetologia. A pesquisa sugere que as adaptações das serpentes a seus ambientes podem ter sido muito eficazes, permitindo que esses répteis gigantes se mantivessem como predadores ao longo de grandes mudanças climáticas.

A análise dos fósseis e a comparação entre os tamanhos das anacondas antigas e atuais ajudam a entender não apenas a evolução desta espécie, mas também as dinâmicas de sobrevivência no ecossistema. Este estudo exemplifica a importância da paleontologia na compreensão das adaptações das espécies ao longo da história da Terra.

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: cowboy5437/Getty Images

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: