Dia do Tango será comemorado com espetáculo nesta quinta-feira (11)
Uma noite especial celebra o Dia do Tango em Curitiba no Auditório Regina Casillo. Encerrando o Projeto Anual Solar do Rosário 2025, a Orquestra Paranaense de Tango (OPRT) apresenta um concerto exclusivo para comemorar a data em 11 de dezembro (quinta-feira), às 20h. O repertório da noite passeia pelas diferentes fases desse estilo, apresentando um panorama amplo de mais de um século de tango. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 23 no site Disk Ingressos.
Este será décimo e último evento do Projeto Anual Solar do Rosário em 2025. No decorrer do ano, a programação trouxe uma série de produções para o Auditório Regina Casillo, entre concertos musicais e encontros literários. A iniciativa é realizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura. Tem patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Impextraco, GRASP, Supermercado Tozetto, Supermercado Festval, Cartório da Barreirinha, Grupo Servopa e Brose.
“O projeto sem dúvida alcançou seu objetivo, que é o de celebrar e difundir a cultura, bem como atuar para a formação de plateia”, explica a diretora do Solar do Rosário e do Plano Anual, Lucia Casillo Malucelli. “Além dos concertos, debates literários e lançamentos de livros com preços de ingressos muito acessíveis, tivemos uma série de apresentações didáticas para crianças, alunos da rede pública, e também idosos atendidos pela FAS (Fundação de Ação Social), entre outras contrapartidas sociais”.
Viva o Tango
Para esta apresentação comemorativa, a Orquestra Paranaense de Tango preparou um repertório que abarca todas as fases do tango, ideal tanto para quem já admira o estilo quanto para quem deseja conhecer este ritmo tão apaixonante. Deste modo, traz interpretações de grandes artistas como Astor Piazzolla, Aníbal Troilo, Julián Peralta, Osvaldo Pugliese e Julián Peralta. A apresentação vai desde as raízes tradicionais, no início do século passado, até a revolução estética contemporânea.
O Dia do Tango é comemorado em 11 de dezembro porque marca o nascimento de dois grandes nomes do gênero: Carlos Gardel e Julio de Caro. Apesar de ter nascido na França, em 1890, Carlos Gardel virou um ícone da cultura argentina. Chegando no país latino-americano aos dois anos de idade, ainda na juventude começou a carreira musical. Ao incorporar tangos em seu repertório, ganhou fama internacional, ajudando a popularizar o ritmo. O compositor e condutor Julio de Caro nasceu em 1899 na Argentina. Também viajou para os Estados Unidos e Europa, levando a música tradicional e compondo importantes canções.
OPRT
A Orquestra Paranaense de Tango foi fundada em 2022 e estreou no ano seguinte. É inspirada nas típicas orquestras argentinas da década de 1940, celebrando a tradição enquanto dialoga com suas vanguardas. A apresentação do Dia do Tango conta com produção musical da Catálise Produções Culturais, com direção de Rafael Rodrigues e direção executiva de Josnel Garcia de Carvalho. Na formação, traz Javier Dario Veliz (bandoneón), Victor Gabriel Castro (clarinete e bandoneón), Rafael Rodrigues (contrabaixo), Lucas Sampaio (violoncelo), Ângelo Martins (violino), Vitor Andrade (violino), Jader Cruz (viola) e Davi Sartori (piano).
SOBRE O SOLAR DO ROSÁRIO
O Solar do Rosário é um centro cultural mantido pela iniciativa privada, com atividades abertas ao público. Fundado em maio de 1992, realiza cursos nas áreas das artes e história, edita livros e realiza exposições e espetáculos musicais. Também conta com galeria de arte, livraria e auditório. Iniciou suas atividades num casarão centenário do Largo da Ordem, onde funcionou por 29 anos e realizou mais de 1000 eventos culturais. Em abril de 2021, se mudou para o atual endereço, o prédio comercial Eugênio Casillo.
As instalações do novo Solar somam mais de 1500 metros quadrados espalhados pelos três pavimentos, com salas de aula, ateliês, galeria de arte e livraria, entre outros espaços. O auditório Regina Casillo, inaugurado em junho de 2019, fica no térreo do edifício, com capacidade para 310 pessoas.
Confira o repertório da noite:
1. La Yumba – Osvaldo Pugliese
2. Balada para un loco – Astor Piazzolla / Horacio Ferrer
3. Al compás del corazón – Domingo Federico / Homero Expósito
4. Danzarín – Julián Plaza
5. Desde el alma – Rosita Melo
6. El Huracán – Edgardo Donato
7. Nocturna – Julián Plaza
8. Organito de la tarde – Cátulo Castillo
9. Ojos Negros – Vicente Greco
10. Gallo Ciego – Agustín Bardi
11. Libertango – Astor Piazzolla
12. Pompeya – Julián Peralta
13. Adiós Nonino – Astor Piazzolla
Dia do Tango com Orquestra Paranaense de Tango
Data: 11 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 20h
Endereço: Auditório Regina Casillo (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Ingressos: a partir de R$ 23 no site www.diskingressos.com.br/evento/1757/2025-12-11/pr/curitiba/oprt-orquestra-paranaense-de-tango
Informações: no Instagram do Solar do Rosário – www.instagram.com/solar.dorosario/


