Atualização controversa permite envio de mensagens durante a condução, desafiando leis de trânsito em diversos estados
Nova atualização do software da Tesla gera polêmica ao permitir mensagens enquanto dirige.
Elon Musk divulga atualização polêmica do software da Tesla
Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou em uma postagem na plataforma X que o software mais recente da empresa, conhecido como Full Self-Driving (FSD), permite que motoristas enviem mensagens enquanto dirigem. Essa funcionalidade, no entanto, contraria as legislações que proíbem o uso de celulares enquanto se está ao volante em quase todos os estados dos EUA.
A revelação veio após um usuário notar que a nova versão do FSD não estava emitindo um aviso enquanto ele utilizava o telefone durante a condução. Musk respondeu que a atualização permite essa ação “dependendo do contexto do tráfego ao redor”, embora não tenha fornecido detalhes adicionais.
Implicações da atualização sobre segurança e regulamentação
É importante destacar que quase todos os estados dos EUA têm leis que proíbem o envio de mensagens de texto ao volante. Além disso, cerca da metade desses estados também proíbe o uso de celulares de forma geral durante a condução, conforme indicado pelo U.S. Bureau of Transportation Statistics. A decisão de permitir mensagens enquanto dirige levanta sérias preocupações sobre a segurança nas estradas.
O FSD é uma assistência ao motorista e, como tal, ainda exige que os motoristas permaneçam atentos e prontos para retomar o controle do veículo a qualquer momento. Apesar da expectativa gerada em torno do FSD, ele não transforma os veículos da Tesla em autônomos. A empresa adverte que os motoristas devem manter as mãos no volante mesmo quando o sistema estiver ativo.
Questões legais enfrentadas pela Tesla
A NHTSA está atualmente investigando o software FSD após receber mais de 50 relatos de veículos da Tesla que passaram por sinais vermelhos ou mudaram de faixa de maneira imprópria. A agência também está examinando o sistema em relação a acidentes ocorridos em condições de baixa visibilidade. A Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre a investigação.
A empresa está se recuperando de uma longa batalha legal com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que a acusa de marketing enganoso em relação à capacidade do FSD e de seu predecessor, o Autopilot. Em uma audiência realizada em julho, o DMV alegou que a Tesla iludiu os consumidores ao sugerir que seus carros poderiam dirigir-se sozinhos. O órgão estatal pediu a um juiz que suspenda a venda e a fabricação de veículos da empresa por pelo menos 30 dias. Uma decisão sobre o caso é aguardada para o fim deste ano.
O que esperar do futuro da condução assistida
Musk já afirmou anteriormente que o sistema Autopilot da Tesla, que vem de série em todos os veículos da marca, pode levar os motoristas a uma falsa sensação de segurança. O uso de assistência ao motorista precisa ser balanceado com a responsabilidade e a habilidade de conduzir. As atualizações recentes do FSD acentuam a necessidade de um debate mais amplo sobre as responsabilidades legais de fabricantes e motoristas em um mundo onde a tecnologia continua a evoluir rapidamente.
Essa nova funcionalidade e a forma como foi implementada podem provocar uma reação significativa tanto do público quanto das autoridades regulatórias. À medida que a Tesla avança em suas inovações, a discussão sobre a segurança das tecnologias de assistência à direção e suas implicações legais e práticas para os motoristas se torna cada vez mais relevante.


