Conheça o projeto “Connexa Surf”, que treina a equipe de base do surf de Guaratuba

0

A “Connexa Surf”, nasceu do sonho do coach Cássio Marques, em facilitar a conexão entre o
surfista e o próximo nível do atleta, pois o importante é pegar uma onda sozinho ou quem sabe tornar-se um grande campeão. Através de um planejamento baseado nos 4 Pilares do treinamento desportivo, o coach desenvolve um trabalho de orientação e motivação com os surfistas recreacionais ou atletas em busca de seu objetivo.

Desde outubro de 2022, Cássio desenvolve um trabalho com muita seriedade , consistência e exclusividade com os atletas de base da cidade de Guaratuba, litoral do Paraná com foco em dois principais objetivos.

1 – Reconectar Guaratuba ao cenário do “Surf Paranaense e Brasileiro”, formando uma equipe de base com potencial de competir em alto nível e trazer excelentes resultados, como visibilidade para o município.

2 – Criar um espírito de responsabilidade do atleta com a sociedade e seu futuro, através da disciplina e do desenvolvimento de maturidade.

Hoje a equipe é formada por 8 atletas entre 7 e 17 anos, com lista de espera para inclusão de novos talentos. Os treinamentos acontecem semanalmente dentro e fora d’água. Através de técnicas de solo e skate simulador a equipe desenvolve a memória muscular e consciência corporal para aperfeiçoar a técnica do surf. No mar o treinamento é realizado a partir de vídeo-análise e simulações de bateria para as competições.

Para Cássio, o foco e a disciplina são a chave principal para alcançar todos os resultados
almejados. “Muitas vezes encontramos atletas muito talentosos, mas que não sabem trabalhar com esses dois princípios. Ser disciplinado é fazer o que tem que ser feito na hora, evitando assim pequenos prazeres que nos tiram do caminho. Ter foco e saber lidar com o “não”, e dificuldades que aparecem no meio do processo mantendo os olhos no objetivo. O meu papel como educador físico e treinador dessa galerinha é ativar neles esses dois princípios, através do meu conhecimento sem apontar o que eles precisam melhorar, mas mostrar de que forma eles devem fazer para dar o melhor de si”, comenta Cássio Marques.

Além do compromisso como treinador técnico e físico dessa equipe de base da cidade, o treinador mantém um compromisso social e individual com cada atleta e sua respectiva família. Entre os pré-requisitos para participar da equipe destaca-se o compromisso do
surfista em estar devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada, bem como apresentar desempenho acadêmico dentro da média da
instituição. Da mesma forma, os atletas precisam se comprometer em apresentar boa conduta em tudo que envolve o esporte e o ambiente das competições.

As irmãs Isabela (14) e Rafaela de Liz (11), atletas que possuem um histórico familiar de surfistas, estão na equipe desde o início do projeto. “Isabela destaca que melhorou muito suas manobras com as técnicas empregadas nos treinamentos. Para a atleta um grande diferencial é o fato de ter uma equipe para chamar de sua, onde todos torcem uns pelos outros. Já Rafaela, além de aperfeiçoar fundamentos básicos do surf (remada, peixinho e postura sobre a prancha), tem apresentando um desenvolvimento bem expressivo para sua idade”, comenta Cássio.

Outra dupla que compõe a equipe são os irmãos Sofia (8) e Davi Marques (13), ambos
curitibanos que estão radicados em Guaratuba desde 2022. “Davi conta que desde que se mudou para o litoral, passou a realizar os treinos com disciplina e seu surf mudou muito, apresentando manobras de qualidade e segundo ele seu objetivo é ser campeão
paranaense Sub 14. A Sofia é uma das atletas mais novas a compor do time, mesmo sem ter categoria adequada para sua idade no Paraná. A pequena já treina para que possa ter um bom desempenho assim que surgir a oportunidade.

Vinicius de Luca (17) está em fase de adaptação a rotina de treinos e já consegue sentir a diferença, especialmente no que diz respeito às técnicas aplicadas. Seu benefício imediato
está sendo a consciência corporal adquirida com a repetição de gestos motores trabalhados
durante o treino. O atleta já possui experiência em campeonatos e busca acessar o próximo nível como surfista.

Recentemente 6 atletas foram contemplados com a bolsa atleta do “Programa Geração
Olímpica da Copel”, em Parceria com o Governo do Estado, inédito para o município de Guaratuba.

Em breve o projeto completará dois anos e vem atuando com recurso próprio, além do apoio de três empresas locais, como a GTBA Telecom, The Best Açaí Guaratuba e Sfiha Express.

E o coach, comenta que nenhuma história é contada sozinha, e por esse motivo busca cada vez mais parceiros para continuar sua jornada e trazer resultados expressivos
para o surf paranaense e do município de Guaratuba.

Redes Sociais: @cassiosurfcoach e @connexasurf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui