O chef Hermes Custódio, do restaurante Gianttura, é um dos convidados para assinar pratos no festival Morretes Chef, que acontece de 12 de outubro a 3 de novembro. O chef Celso Freire, curador do evento, solicitou aos convidados a criação de pratos de entrada com base em ingredientes nativos de Morretes, que serão disponibilizados em 10 restaurantes da cidade serrana. Ao todo, 10 chefs renomados de Curitiba participam do evento.
Inspirado na culinária local, o chef Hermes Custódio criou um prato exclusivo para o evento: um mantecato (creme amanteigado) de pupunha in natura com chips de banana e pó de barreado. “Esse prato vai reunir sabores locais valorizando cada ingrediente utilizado”, explica ele. A entrada será servida no restaurante Terra Nossa. “Fiquei muito feliz com o convite para participar do Morretes Chef, especialmente porque o evento valoriza a gastronomia paranaense”, diz o chef.
O objetivo do festival é, além de estimular o consumo das matérias primas regionais, fomentar o turismo e promover a troca de experiências entre os profissionais convidados e os estabelecimentos. O barreado, lógico, vai estar em destaque nos cardápios.
Os restaurantes que receberão os profissionais convidados, que atuarão juntos na produção dos pratos de entrada exclusivos são: Bistrô da Vila, Casa do Rio, Casarão Morretes, Hakuna Matata, Madalozo, Nhundiaquara, Olimpo, Ponte Velha, Villa Morretes e Terra Nossa.