Defesa Civil prevê ventos de até 90 km/h entre terça e quinta-feira
Ciclone provoca alertas para temporais e ventos fortes em São Paulo.
Ciclone extratropical traz alerta para São Paulo
A formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil está previsto para provocar temporais e ventos de até 90 km/h em São Paulo entre esta terça-feira (9) e quinta-feira (11). A Defesa Civil do estado emitiu um alerta nesta segunda-feira (8) sobre as condições climáticas adversas que se aproximam, sugerindo que a população permaneça em alerta devido ao risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
As áreas que devem ser mais afetadas incluem a Grande São Paulo, a capital, o litoral paulista e o Vale do Paraíba, onde se espera os maiores acumulados de chuva. O tenente Maxwel, representante da Defesa Civil, destacou que a terça-feira será marcada por temporais intensos, enquanto a quarta-feira será especialmente impactada pelos ventos fortes.
Os ventos com essa intensidade podem ocasionar quedas de árvores, danificar telhados e comprometer estruturas metálicas frágeis. A orientação da Defesa Civil é clara: a população deve evitar atravessar ruas alagadas, já que isso pode resultar em riscos significativos à segurança.
Previsão de chuvas e temperaturas
Além das chuvas intensas, a previsão indica uma queda nas temperaturas. Na capital, São Paulo, a Climatempo projetou uma máxima de 23°C e uma mínima de 20°C para esta terça-feira. O mapa divulgado pela Climatempo indica as áreas em roxo, que deverão receber acumulados de chuva entre 50 mm e 100 mm. Essas áreas incluem partes do norte da Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, e cidades como Sorocaba e Campinas.
As áreas em vermelho abrangem a maior parte da Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba, o que sugere grandes riscos de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil categorizou os níveis de risco previstos para as diferentes regiões do estado. As áreas da Serra da Mantiqueira, por exemplo, tiveram a classificação de risco muito alto, enquanto outras regiões, como o Vale do Ribeira, Campinas e Sorocaba foram posicionadas em um nível alto de risco.
Gabinete de crise em funcionamento
Em resposta à situação emergencial, o governo estadual ativará um gabinete de crise para coordenar as ações necessárias durante esse período crítico. A partir das 8 horas da manhã desta terça-feira, representantes de várias instituições, incluindo concessionárias de energia e órgãos de emergência, estarão reunidos no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, localizado no Palácio dos Bandeirantes.
Esta mobilização visa garantir uma resposta rápida e eficaz aos impactos que o ciclone extratropical poderá causar, protegendo a população e minimizando os danos. A Defesa Civil também disponibilizou números de emergência, sendo o 199 para contato imediato e 193 para o Corpo de Bombeiros.
Alertas e recomendações
Diante das previsões e do quadro de emergência, a recomendação é que a população siga as orientações das autoridades e permaneça atenta às atualizações sobre a situação climática. O monitoramento constante das condições meteorológicas e a comunicação de eventuais mudanças serão cruciais para a segurança de todos. As informações e alertas da Defesa Civil devem ser acompanhados regularmente para garantir que todos estejam preparados para as adversidades climáticas que possam surgir nos próximos dias.
Fonte: baccinoticias.com.br


