Quais serão as principais tendências globais de consumo para o próximo ano? Em pesquisa realizada pela Euromonitor International, empresa inglesa especializada em análise de mercado, 2026 deve ser guiado por quatro tendências centrais.
Em 2024, a empresa já tinha previsto que esse ano os consumidores estariam preocupados com longevidade, condição financeira, sustentabilidade, descontos e dúvidas em relação ao uso de Inteligência Artificial.
O resultado da pesquisa destacou como o comportamento do consumidor está se transformando diante de um cenário de incertezas. Os avanços tecnológicos e a crescente valorização da cultura asiática são apresentados como os principais fatores do novo comportamento geral do consumidor.
1. Zona de Conforto
Com 58% dos consumidores relatando níveis moderados a extremos de estresse diário, cresce o desejo por conforto emocional e equilíbrio. Produtos com ingredientes naturais, como os de origem orgânica, as rotinas mais leves e experiências que transmitam tranquilidade serão prioridades.
As empresas que conseguirem traduzir estabilidade e serenidade em seus produtos sairão na frente na competição.
2. Expressão Sem Filtro
Os consumidores estão cada vez mais dispostos a mostrar quem são de verdade. Segundo a pesquisa, metade dos entrevistados busca produtos que reflitam sua identidade e 65% sente que a sociedade os aceita como são.
Essa é uma tendência que deve exigir das empresas uma comunicação mais transparente e estratégias de hipersegmentação, adaptadas a diferentes perfis e estilos de vida.
3. Bem-estar Reconfigurado
O bem-estar ganhou um novo formato, impulsionado pela ciência e pela tecnologia. Quase metade dos consumidores pagaria mais por cosméticos premium com base científica, mostrando que a credibilidade passou a ser um diferencial. Algumas marcas do nicho de beleza já sacaram isso, como a SkinCeuticals, que afirma “fornecer cuidados avançados com a pele apoiados pela ciência”.
As marcas que queiram ser inovadoras precisarão unir tecnologia e saúde para criar soluções que melhorem a qualidade de vida de forma mensurável.
4. A Próxima Onda Asiática
A influência da Ásia segue em ascensão. A Euromonitor destacou que marcas do Leste Asiático, especialmente as chinesas, estão conquistando o mundo com inovação, preços competitivos e experiências mobile-first.
Esse efeito também está refletido no entretenimento, no design e na estética. Na moda, a tendência de usar chaveiros como acessório em bolsas, celulares e até mesmo em calças e shorts nasceu na Ásia e está se popularizando atualmente. Já a estética de lojas de conveniência, que se popularizaram através de filmes e novelas coreanas, também está ganhando espaço. Mais lojas estão começando a oferecer produtos asiáticos e até espaços onde os clientes podem preparar comidas instantâneas. No entretenimento, jogos como o Fortune Tiger online são um exemplo que utiliza a temática asiática como inspiração para seus visuais. No jogo o personagem principal é o tigre dourado chinês, símbolo tradicional de prosperidade e sorte.
Consumidores Mais Conscientes e Conectados
Nas palavras de Alison Angus, diretora de inovação da Euromonitor International, “o futuro do comportamento do consumidor é caracterizado pelo desejo de conforto, autoexpressão e soluções de bem-estar de ponta, impulsionado pela necessidade de autenticidade e simplicidade em um mundo cada vez mais complexo.”
Os resultados demonstrados são claros: o consumidor de 2026 quer legitimidade, conforto e experiências tecnológicas inteligentes. Ao mesmo tempo, ele estará mais aberto para influências culturais globais, especialmente as asiáticas.
Para as marcas, o desafio será unir emoção, transparência e inovação para criar conexões genuínas e duradouras em um mundo cada vez mais híbrido e sensorial.
