“Uma Curitiba melhor para todos inclui uma Cultura para todos e nunca chegou a 1% do orçamento, sendo que pode chegar a 3%”, afirmou a candidata a prefeita Maria Victoria (PP) durante o Ciclo de Entrevistas realizado na noite de terça-feira (3), pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC).
O tema cultura foi sorteado e o primeiro a ser tratado pela candidata na sabatina transmitida pela Metal TV. Para a candidata a primeira mulher prefeita de Curitiba a relação é clara: “cultura anda lado a lado com a educação.”
“Conversei com vários artistas da cidade e a percepção é que apenas um círculo muito pequeno de artistas é valorizado. Queremos levar mais Cultura aos bairros, levar o que há de bom na região central para mais perto da casa das pessoas”, disse.
Maria Victoria defende também o aumento dos recursos para a área com incremento do incentivo fiscal em favor da Cultura, a descentralização de eventos e bens culturais e esportivos para os bairros com a facilitação e desburocratização da utilização de espaços públicos para essas atividades.
No seu programa de governo, Maria Victoria ainda propõe transformar a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em Secretaria Municipal de Cultura, com autonomia, orçamento e organograma adequados.
“A filosofia do Progressistas é uma filosofia que preza o respeito ao dinheiro público e nós temos boas propostas incluindo para a Cultura. E convidamos os metalúrgicos a conhecerem nossas propostas nas redes sociais”, disse.
EDUCAÇÃO – Educação também foi outro tema abordado na conversa com os metalúrgicos. Maria Victoria defendeu a valorização da carreira e reforçou proposta do Inglês nas escolas.
“Investir na primeira infância gerar um retorno de sete vezes para a sociedade. Temos que dar atenção também as crianças fora das creches. Isso representam famílias e mulheres que estão impedidas de ajudar na renda familiar. Mulheres que precisam da mão amiga da prefeitura para poder trabalhar. E com o vale-creche resolvemos imediatamente a falta de vagas em creches de Curitiba. Queremos que a nova geração aprenda inglês e que todos os curitibinhas tenham a mesmas oportunidades”, destacou.
RADARES+ SEGURANÇA + SAÚDE – Sucesso na campanha, ela reforçou que os radares não podem ser arrecadatórios e adiantou que vai implantar duas advertências antes das multas. Junto com essa proposta também vai implantar 30 minutos grátis no Estar, o que impacta positivamente nas vendas do comércio.
“Vamos contratar mais guardas municipais, fazer rondas ostensivas, comprar caminhonetes hilux blindadas. E na saúde vou eliminar as filas de consultas com especialistas com parcerias com a rede privada”, finalizou.
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefânia.