A senadora destaca a importância da arte feminina na cultura brasileira
Zenaide Maia celebra a abertura da exposição Olhares desde o Cerrado, da artista Malu Sig.
Zenaide Maia promove a exposição Olhares desde o Cerrado
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) celebrou, nesta quarta-feira (10), a abertura da exposição Olhares desde o Cerrado, da artista e jornalista Malu Sigmaringa Seixas. A mostra, que traz obras inspiradas na natureza local e na arquitetura de Brasília, pode ser visitada até o dia 19 de dezembro no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado.
Trajetória de superação da artista
Zenaide destacou a resiliência de Malu, que superou um AVC em 2020 e encontrou na pintura uma nova forma de recomeço. A senadora enfatizou essa trajetória como um exemplo de coragem e superação. “A sensibilidade de Malu empresta novas leituras poéticas e críticas a marcas simbólicas do poder político nacional”, afirmou Maia.
A importância da arte feminina
Durante a cerimônia, Zenaide Maia também defendeu maior visibilidade e equidade para a produção artística feminina. A senadora comentou que, historicamente, as mulheres foram representadas apenas como modelos em quadros, mas enfatizou que essa realidade está mudando. Artistas mulheres agora assumem o protagonismo de suas histórias e visões, criando um ambiente mais rico e diverso na arte e na cultura brasileira.
Criatividade e superação
As obras de Malu Sigmaringa, segundo Zenaide, oferecem um olhar pessoal e profundo sobre a criatividade feminina. “As cores e as pinceladas destes quadros reforçam um panorama rico e diverso da criatividade feminina na arte e na cultura brasileira. Nunca é tarde para nada e a mulher pode estar onde quiser estar e superar todas as adversidades”, destacou.
Conclusão
A exposição Olhares desde o Cerrado, além de ser uma homenagem ao talento de Malu, também serve como um importante espaço para a visibilidade da arte feminina, celebrando a força e a resiliência das mulheres na cultura. O evento conta com a supervisão de Lurya Rocha e Patrícia Oliveira, representantes da Agência Senado.


