Relatório revela fatores que levaram o avião a sair da pista durante a decolagem
Cenipa divulga causas do incidente aéreo com o DJ Alok em 2018.
Cenipa revela as causas do incidente aéreo com Alok
No dia 20 de maio de 2018, o avião do DJ Alok, um Cessna 560XL, prefixo PR-AAA, saiu da pista durante a decolagem no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. O incidente envolveu nove pessoas a bordo, mas felizmente, ninguém se feriu. Recentemente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório final detalhando as causas desse episódio.
Excesso de peso e falhas no planejamento
O Cenipa revelou que o avião tentava decolar com 175 kg acima do limite máximo permitido pelo fabricante. Essa violação, além de falhas no planejamento da operação e a decisão tardia de abortar a decolagem, resultou na perda do controle da aeronave, que ultrapassou os limites da pista e parou em uma ribanceira. O relatório foi publicado pelo Comando da Aeronáutica em 25 de novembro de 2025.
Avisos ignorados durante a decolagem
Durante o processo de aceleração, a luz de alerta “NO TAKEOFF” acendeu duas vezes. Essa indicação significava que a aeronave não estava configurada de forma segura para decolagem. Apesar dos avisos, os pilotos seguiram com a decolagem até atingir a velocidade de rotação (VR), levando a uma situação crítica com a aeronave já em alta velocidade. A decisão de interromper o procedimento foi tomada tarde demais.
O Cenipa observou que o mesmo aviso havia sido ativado no dia anterior, sem consequências, o que pode ter levado a tripulação a subestimar a gravidade do alerta, tratando-o como um possível erro de sensor.
Tripulação e passageiros
No voo, que tinha como destino Belém (PA), estavam dois pilotos e sete passageiros, sendo que três deles embarcaram sem a comunicação prévia com a tripulação. Essa alteração não foi registrada no sistema de gerenciamento de voo (FMS), resultando em uma falsa impressão de que a aeronave estava dentro do peso permitido. O Cessna 560XL possui um peso máximo de decolagem de 9.072 kg, e no momento do incidente, a avaliação do Cenipa indicou que o peso era de aproximadamente 9.247 kg.
Conclusões da investigação
O relatório ainda destacou outros problemas, como falhas de comunicação entre operador e tripulação, planejamento deficiente do voo, falta de procedimentos claros para emergências e ausência de coordenação entre piloto e copiloto. Após o incidente, Alok agradeceu nas redes sociais por nenhum ferido, mas o show que realizaria em Belém foi cancelado, e a equipe precisou seguir viagem de carro.
Em conclusão, o incidente em questão não apenas trouxe preocupações sobre a segurança na aviação, mas também levantou questões sobre a comunicação e a coordenação entre a equipe de voo. As informações reveladas pelo Cenipa visam melhorar os procedimentos para a aviação no Brasil e prevenir futuros acidentes semelhantes.
Fonte: baccinoticias.com.br
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