Missão Starlink 6-99 acontece na manhã de quarta-feira.
SpaceX está preparada para o lançamento de 29 novos satélites Starlink V2 Mini.
A SpaceX está se preparando para o lançamento da missão Starlink 6-99, que ocorrerá na manhã de quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, logo após o amanhecer. Este lançamento irá adicionar 29 novos satélites Starlink V2 Mini à constelação de internet de banda larga da empresa, que atualmente conta com mais de 9.300 satélites em órbita.
Lançamento programado para a manhã
A decolagem está agendada para às 7h19 EST (12h19 UTC) do Complexo de Lançamento 39A, no Kennedy Space Center da NASA. A previsão do 45º Esquadrão Meteorológico aponta para 95% de chances de boas condições climáticas durante o lançamento, embora as condições para a recuperação do foguete possam não ser ideais. Meteorologistas indicaram que uma frente fria está prevista para passar por volta de sexta-feira, mas as previsões para a janela de lançamento permanecem favoráveis.
Detalhes sobre o foguete e a missão
O foguete Falcon 9 utilizado para esta missão será o B1094, que já realizou cinco voos anteriores, incluindo os de Crew-11, Ax-4 e Cygnus NG-23. Aproximadamente 8,5 minutos após a decolagem, o B1094 deverá realizar um pouso autônomo na embarcação drone ‘Just Read the Instructions’, posicionada no Oceano Atlântico, a leste das Bahamas. Se o pouso for bem-sucedido, será o 146º pouso nesta embarcação e o 552º pouso de foguete para a SpaceX.
Outros lançamentos programados
Além da missão Starlink, a SpaceX também está se preparando para outro lançamento, que inclui uma cápsula Dragon com carga e experimentos destinados à Estação Espacial Internacional (ISS). Este envio está programado para a noite de sexta-feira e visa aumentar a acessibilidade do laboratório espacial para experimentos comerciais. Recentemente, um problema técnico com um radar de rastreamento da Força Aérea dos EUA impediu o lançamento de um foguete Falcon 9, que estava programado para o domingo, forçando a missão a ser adiada por um dia.
A atividade da SpaceX continua a crescer, com múltiplos lançamentos e novas iniciativas que buscam expandir suas operações no espaço e oferecer serviços cada vez mais robustos para comunicação e pesquisa.



