Guto Silva participa do lançamento da duplicação da BR-277 entre Palmeira e Irati

Foto: Crédito: AEN.

Obra de R$ 230 milhões integra a nova concessão rodoviária e reforça eixo logístico

 

 

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (17), ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do lançamento das obras de duplicação da BR-277 no trecho entre os municípios de Palmeira e Irati. A intervenção faz parte do pacote de investimentos da nova concessão rodoviária e será executada pela concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1.

Nesta etapa inicial, o investimento é de R$ 230 milhões e contempla a duplicação de 27,5 quilômetros da rodovia, além da implantação de obras como pontes e viadutos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em fevereiro de 2027.

O trecho liga Palmeira, nos Campos Gerais, a Irati, na região Centro-Sul do Paraná, e está inserido em um conjunto mais amplo de investimentos previstos para a BR-277, que conecta Foz do Iguaçu aos Campos Gerais e segue até o Porto de Paranaguá. Além das novas pistas, o projeto inclui vias marginais, interseções em desnível, retornos e estruturas voltadas ao aumento da segurança viária.

Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, o início das obras representa um marco do novo modelo de concessão. “É um dia histórico, pois é uma obra muito importante. A nossa BR-277 corta o Paraná de canto a canto e agora está devidamente reorganizada”, afirmou.

Guto Silva destacou que se trata de um dos pontos mais críticos da rodovia. “É um trecho extremamente perigoso, por onde escoa grande parte da produção e da riqueza do Paraná. Vamos ter agora uma obra do tamanho e da altura do nosso Estado, duplicada, com interseções e mais segurança para quem trafega por essa rodovia”, completou.

A duplicação será executada em dois segmentos. Em Palmeira, com um pequeno trecho em Porto Amazonas, serão 10,4 quilômetros duplicados, entre os quilômetros 164 e 175. As intervenções incluem uma faixa adicional antes da praça de pedágio de Porto Amazonas, uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e dois viadutos localizados nos quilômetros 164 e 172.

Já em Irati, o segundo segmento prevê a duplicação de 17,1 quilômetros, do km 249 ao km 266, com a construção de vias marginais, um viaduto de acesso e retorno no km 249 e outros três viadutos nos quilômetros 255, 257 e 261. As estruturas foram projetadas para ampliar a fluidez do tráfego e reduzir o risco de colisões frontais.

 

Corredor logístico

Esta é a quarta grande obra da Via Araucária nas rodovias sob sua concessão. Já estão em andamento as duplicações do Contorno Norte e Sul de Curitiba e da PR-423, entre Araucária e Campo Largo. A obra entre Palmeira e Irati também se soma a outros investimentos recentes do Governo do Estado na BR-277, como a ampliação de faixas entre Curitiba e São José dos Pinhais, em direção à Serra do Mar, fortalecendo a capacidade do principal corredor logístico do Paraná.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa. / Foto: Crédito: AEN.

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