Maior festival gratuito do Brasil marca também o início de um período de intensa movimentação turística no Estado
Começou oficialmente a temporada de praias no Paraná. O secretário Estadual das Cidades, Guto Silva, participou, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do lançamento do Verão Maior 2025/2026. A abertura do evento ocorreu nesta sexta-feira (19), em Pontal do Paraná.
O programa do Governo do Estado, considerado o maior festival gratuito do Brasil. leva cultura, diversão, atividades esportivas e reforço da segurança para todas as cidades do Litoral e também para regiões com praias de água doce.
“Eu me orgulho muito do Paraná e do momento que estamos vivendo. O Estado nasceu pelo Litoral e agora estamos resgatando a sua importância com um pacote imenso de obras de infraestrutura e essa programação do Verão Maior Paraná, que é feita para as famílias. Essa será a maior edição de todos os tempos”, destacou o governador Ratinho Junior.
Para o secretário Guto Silva, o Verão Maior consolida-se como uma das principais ações integradas do Governo do Estado. “É um programa que vai muito além do entretenimento. Ele movimenta a economia, gera oportunidades, fortalece o turismo e aproxima o Governo das pessoas, levando serviços, informação e qualidade de vida para quem mora e para quem visita o nosso Litoral”, destacou.
Shows gratuitos
Entre as novidades desta edição estão cinco finais de semana seguidos de espetáculos gratuitos, entre 9 de janeiro e 8 de fevereiro, com atrações como Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Inner Circle e Gusttavo Lima, além de mais de 100 atividades e competições esportivas.
O Governo do Paraná também contará com dez arenas fixas instaladas em pontos estratégicos das praias e balneários. Esses espaços funcionarão como centros operacionais do projeto e vão concentrar diariamente atividades gratuitas para moradores e turistas, no período de 28 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026.
No Litoral, os postos fixos do Verão Maior Paraná estarão em Guaratuba, Matinhos (Caiobá e Riviera), Praia de Leste, Shangri-lá, Ipanema e, como novidade desta edição, Paranaguá e Ilha do Mel. As ações também retornam à região Noroeste, nos municípios de Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná.
Mais segurança
As forças de segurança do Paraná vão reforçar a operação no Litoral com mais de 2 mil policiais, além do uso de novas tecnologias e veículos para apoio a moradores e turistas. O Corpo de Bombeiros Militar intensificará o salvamento aquático e terrestre, com mais de uma centena de postos de guarda-vidas distribuídos ao longo das praias e em regiões de maior fluxo turístico.
A programação inclui ainda investimentos da Copel e da Sanepar, ações ambientais, o projeto Praia Acessível, com cadeiras anfíbias que garantem o banho de mar a pessoas com dificuldades motoras, além de shows nos Palcos Sunset. A programação completa está disponível no site https://www.verao.pr.gov.br/.
Fonte: Assessoria de Imprensa. / Foto: Alex Adam / Secid-Pr.



