Previsões indicam temperaturas acima da média e pouca chuva.
O verão de 2025 inicia com previsões de calor intenso e pouca chuva em várias regiões do Brasil.
A estação mais quente do ano, o verão, começa oficialmente neste domingo, dia 21 de dezembro de 2025, às 12h03 pelo horário de Brasília. Com a chegada do verão, espera-se um cenário marcado por calor intenso e baixos índices de precipitação.
O cenário climático para o verão
Neste ano, o Brasil não será influenciado por fenômenos como o El Niño ou La Niña, que impactaram as estações anteriores. Ao invés disso, a Alta Subtropical do Atlântico Sul, conhecida como Asas, estará em ação, criando um ambiente propício para a formação de altas temperaturas e reduzindo as chuvas em várias regiões do país.
De acordo com a meteorologista Desirée Brandt, a previsão é que as temperaturas fiquem acima da média histórica, especialmente em janeiro, onde o volume de chuvas deve se manter dentro do padrão esperado até a segunda quinzena. Porém, ao longo do verão, a irregularidade das precipitações pode se tornar uma preocupação, especialmente para os mananciais que abastecem cidades como São Paulo, que já apresentam níveis de água mais baixos.
Impactos esperados
A combinação de calor intenso e a escassez de chuvas pode resultar em um cenário de alerta para diversas regiões do Brasil. Os mananciais que garantem o abastecimento hídrico da população paulista estão sob atenção, considerando que o volume de água já está comprometido. Além disso, essa situação pode afetar a agricultura e a qualidade de vida, exigindo medidas de adaptação por parte das autoridades e da população.
Portanto, os próximos meses prometem ser desafiadores, exigindo que todos estejam atentos às condições climáticas e suas implicações.
Fonte: jovempan.com.br
Fonte: CLIMA



