Diagnóstico gratuito da Indicium ajuda empresas a medir maturidade em IA

Brazil Economy

Ferramenta inovadora oferece análise rápida e detalhada.

A Indicium lançou uma ferramenta gratuita para avaliar a maturidade em Inteligência Artificial das empresas, visando otimizar investimentos e projetos.

A crescente adoção de Inteligência Artificial (IA) nas empresas traz à tona um novo desafio: como medir a maturidade e eficácia dessas iniciativas? A Indicium, uma consultoria global especializada em dados e IA, acaba de lançar o AI Readiness Assessment, uma ferramenta de diagnóstico gratuita que promete facilitar esse processo. Com sede em Nova York e presença no Brasil, a empresa já conta com mais de 1.000 projetos concluídos para grandes marcas, como Burger King e PepsiCo.

A importância do diagnóstico em IA

Neste momento crítico, onde muitas organizações estão tentando incorporar IA em suas operações, a falta de clareza sobre seu nível de maturidade pode levar a investimentos ineficazes. Segundo Matheus Dellagnelo, cofundador e CEO da Indicium, a ferramenta foi criada para ajudar líderes a priorizar o que realmente importa, evitando desperdício de recursos e promovendo um impacto real. “A maioria das empresas está correndo para adotar IA sem ter um diagnóstico real da sua maturidade”, afirmou Dellagnelo.

Com a nova ferramenta, as empresas podem obter, em apenas três minutos, um score detalhado e uma análise comparativa com outras organizações do mesmo setor. Isso permite que as empresas identifiquem rapidamente as áreas que precisam de mais atenção e investimento, ajudando a escalar projetos de maneira eficaz.

O cenário da IA no Brasil

Mas como está a maturidade das empresas brasileiras em relação à IA? De acordo com Daniel Avancini, cofundador e Data Chief Officer (CDO) da Indicium, a maioria das organizações brasileiras ainda opera entre os estágios exploratório e emergente. Embora haja um grande interesse e pressão para adotar IA, muitas ainda lutam para transformar essa intenção em soluções que sejam estáveis e integradas ao negócio. “Poucas conseguiram incorporar a IA de maneira consistente ao core da operação”, avaliou Avancini.

Esse cenário é corroborado por um levantamento do MIT, que afirma que 95% dos pilotos de IA generativa não conseguem ser escalados devido à falta de infraestrutura e integração de dados. Para Avancini, resolver questões fundamentais como a qualidade dos dados e a governança é crucial antes de avançar para iniciativas mais complexas.

Setores que estão liderando a adoção de IA

Apesar dos desafios, alguns setores estão se destacando na exploração do potencial da IA. Serviços financeiros, energia, varejo e saúde são exemplos de áreas que têm se beneficiado da implementação de soluções baseadas em IA. A Indicium tem trabalhado com clientes como a Copa Energia, ajudando a transformar processos manuais em sistemas automatizados e baseados em IA, resultando em economias significativas e maior eficiência operacional.

Conclusão

O AI Readiness Assessment da Indicium surge como uma ferramenta vital para empresas que desejam não apenas entender onde estão em sua jornada de IA, mas também para delinear um caminho claro rumo à maturidade tecnológica. Em um mundo cada vez mais digital, ter clareza sobre essas etapas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em iniciativas de tecnologia.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: