Polícia Científica avança no Litoral com novo laboratório de perícias

Governo do Paraná

Iniciativa visa otimizar a resposta em segurança pública durante o Verão Maior.

Novo laboratório da Polícia Científica no Litoral do Paraná melhora agilidade nas perícias.

A Polícia Científica avança no Litoral com novo laboratório de perícias

A instalação de um laboratório avançado pela Polícia Científica do Paraná no Litoral representa um passo significativo em termos de agilidade e eficiência no atendimento à segurança pública. Durante o Verão Maior, este novo espaço está preparado para realizar perícias em drogas, armas e exames médico-legais, diretamente na região, o que promete acelerar a resposta às forças de segurança e à população local.

O que é o novo laboratório?

Antes da implantação deste laboratório, todos os materiais apreendidos, como drogas, eram enviados para Curitiba para análise. Com a nova estrutura, as perícias são feitas no próprio Litoral, reduzindo significativamente o tempo de espera e aumentando a eficácia dos laudos. O perito Luiz Fernandes de Moraes Jr destaca que o laboratório é equipado com tecnologia de ponta, incluindo espectrofotômetros infravermelhos e Raman, que garantem a precisão nas análises.

Detalhes da operação

O laboratório não se limita apenas a análises químicas. Ele também é projetado para realizar perícias balísticas e outros serviços forenses. O aumento da capacidade de atendimento é uma resposta direta às necessidades da população, especialmente em um período de grande movimento de turistas. Além das perícias em drogas e armas, a presença de peritos médicos para atender vítimas de violência é uma das inovações deste ano, conforme explica o perito Leonel Letner, que enfatiza a importância de um atendimento humanizado.

Impactos e resposta ao público

O laboratório avançado da Polícia Científica não apenas amplia a capacidade de resposta a crimes comuns, mas também está preparado para lidar com situações complexas, como crimes de trânsito e homicídios. Com bases de atendimento em cidades como Paranaguá, Matinhos e Guaratuba, a PCIPR busca oferecer uma cobertura regional robusta, apoiando as forças de segurança e garantindo que tanto veranistas quanto moradores tenham acesso a serviços rápidos e eficazes.

A iniciativa reflete um compromisso com a segurança e o bem-estar da população, demonstrando que a Polícia Científica está atenta às demandas do tempo e às necessidades específicas de cada região, especialmente durante a movimentada temporada de verão.

Fonte: www.parana.pr.gov.br

Fonte: Governo do Paraná

PUBLICIDADE

VIDEOS

Secom - Verão Maior - PI 46880
TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: