Presidente ucraniano comenta sobre os recentes bombardeios em Kyiv.
Zelenskyy afirma que recente ataque russo revela a verdadeira postura de Putin.
O recente ataque russo a Kyiv, que envolveu centenas de drones e mísseis, deixou claro o que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy define como a “verdadeira atitude” de Vladimir Putin e seu círculo íntimo. No ataque, pelo menos uma pessoa foi morta e 27 ficaram feridas, conforme relatórios de autoridades locais. Zelenskyy se prepara para um encontro com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, onde apresentará um plano de paz em 20 pontos para tentar encerrar o conflito com a Rússia.
A situação em Kyiv
Zelenskyy relatou que, desde a noite anterior, quase 500 drones, muitos deles do tipo ‘shahed’, e 40 mísseis, incluindo os hipersônicos Kinzhals, foram lançados visando principalmente as infraestruturas energéticas e civis de Kyiv. “Infelizmente, houve danos a prédios residenciais e os serviços de emergência estão à procura de pessoas soterradas”, afirmou o presidente em uma postagem na rede social X.
O presidente ucraniano questionou a resposta da Rússia às propostas de paz formuladas por estados unidos e aliados, afirmando que, enquanto os representantes russos se envolvem em longas negociações, a realidade é que a agressão militar continua. “Isso é a verdadeira atitude de Putin. Eles não desejam o fim da guerra e buscam cada oportunidade para aumentar o sofrimento da Ucrânia e pressionar ainda mais a comunidade internacional.”
A resposta à agressão russa
Zelenskyy também advertiu que, se a Rússia transformar o período do Natal e Ano Novo em mais destruição, isso exigirá uma resposta firme. “Os Estados Unidos, a Europa e nossos parceiros têm a capacidade de agir. O importante é usá-la”, enfatizou.
Trump, por sua vez, que se encontrará com Zelenskyy, já deixou claro que terá a palavra final em qualquer acordo de paz. Ele afirmou: “Nada é decidido até que eu aprove”.
Reações e repercussões
O Ministério da Defesa russo afirmou que o ataque foi uma resposta a ações ucranianas contra alvos civis na Rússia. Enquanto isso, o cenário em Kyiv se torna cada vez mais tenso, com os civis vivendo em constante medo de novos bombardeios. As autoridades continuam a trabalhar para resgatar vítimas e restaurar a normalidade em meio ao caos.
A complexidade da situação exige uma atenção global e uma resposta coordenada dos líderes mundiais para tentar restaurar a paz na região, enquanto os habitantes de Kyiv enfrentam mais um dia de incertezas e desafios.
Fonte: www.foxnews.com
Fonte: Fox News