Bolsonaro passa por bloqueio do nervo frênico para controlar soluços

Arquivo

Entenda o procedimento e os riscos envolvidos na intervenção.

Após uma crise de soluços, Bolsonaro passa por procedimento médico para controle dos sintomas.

O tratamento para os soluços persistentes

Após enfrentar uma crise intensa de soluços, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um bloqueio do nervo frênico direito no último sábado (27) e deve passar por nova intervenção no lado esquerdo hoje, 29 de dezembro. O procedimento ocorre no hospital DF Star, em Brasília, onde ele se encontra internado.

O que é o bloqueio do nervo frênico?

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento médico destinado a interromper os impulsos nervosos que causam espasmos no diafragma, músculo fundamental para a respiração. Esses espasmos são responsáveis pelos soluços, que ocorrem devido a contrações involuntárias do diafragma. O nervo frênico é crucial, pois controla essas contrações e, consequentemente, a respiração.

Como é realizado o procedimento?

O bloqueio é feito por meio da aplicação de anestésico diretamente no nervo, utilizando ultrassom para localizar a área exata. Em alguns casos, outros medicamentos, como corticoides, podem ser utilizados para prolongar os efeitos do bloqueio. O procedimento é considerado minimamente invasivo e não requer cirurgia tradicional, mas sim uma punção.

Durante a intervenção, a equipe médica monitora a frequência cardíaca e a oxigenação do sangue, pois o diafragma afeta diretamente a respiração. A técnica é feita em duas etapas para minimizar os riscos de complicações, como a falta de ar ou efeitos colaterais que poderiam afetar os braços e mãos, caso a medicação atinja o plexo braquial.

Perspectivas de recuperação

A alta hospitalar de Bolsonaro dependerá da recuperação após o bloqueio do nervo frênico esquerdo, previsto para ser realizado no início da tarde. A expectativa é que ele permaneça sob observação por pelo menos 48 horas, com previsão de alta na quarta-feira (31), caso sua recuperação ocorra como esperado.

Após a alta, Bolsonaro deve retornar à superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena. Este tratamento é mais uma intervenção em sua saúde, que tem sido afetada por uma facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018, levando a procedimentos médicos frequentes, incluindo uma cirurgia de desobstrução intestinal realizada em abril deste ano.

Fonte: baccinoticias.com.br

Fonte: Arquivo

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: