Nicaragua libera prisioneiros sob pressão da administração Trump

El 19 Digital via AFP]

Decisão do governo Ortega ocorre em meio a críticas sobre direitos humanos

Nicaragua anunciou a liberação de prisioneiros em resposta à pressão dos EUA.

Liberação de prisioneiros na Nicarágua

Nicaragua libera prisioneiros em resposta à pressão da administração Trump, que tem criticado o governo do presidente Daniel Ortega por seu histórico de direitos humanos. Neste sábado, a administração nicaraguense anunciou que “tens de pessoas que estavam no sistema penitenciário nacional voltaram para casa com suas famílias”. A declaração, no entanto, não detalhou quantas pessoas foram liberadas ou se estavam detidas por motivos políticos.

Contexto da decisão

A liberação de prisioneiros ocorre em um momento em que a Nicarágua enfrenta crescente pressão dos Estados Unidos para melhorar sua situação de direitos humanos. A administração Trump tem exercido influência na região, especialmente após os recentes eventos na Venezuela, onde tensões aumentaram após a remoção do presidente Nicolás Maduro por forças militares dos EUA. A relação entre os dois países tem se deteriorado, especialmente desde a repressão violenta de protestos em 2018, que resultou na morte de mais de 350 pessoas.

Reação internacional

A embaixada dos EUA em Managua elogiou a libertação de figuras da oposição na Venezuela e pediu que o governo de Ortega seguisse o exemplo. Em suas redes sociais, a embaixada ressaltou que “mais de 60 pessoas permanecem injustamente detidas ou desaparecidas na Nicarágua, incluindo pastores, trabalhadores religiosos e idosos”. A pressão internacional tem aumentado, e muitos acreditam que a liberação de prisioneiros é uma resposta a essa pressão crescente.

Detalhes sobre os prisioneiros liberados

Uma ONG de direitos humanos que monitora prisioneiros políticos na Nicarágua confirmou que 19 pessoas foram liberadas. Entre os libertados está o ex-prefeito Oscar Gadea e o pastor evangélico Rudy Palacios, que foi preso em julho de 2021 após criticar o governo de Ortega. Palacios foi um defensor ativo dos manifestantes durante os protestos de 2018, que exigiam a saída de Ortega do poder.

O que vem a seguir

A coalizão de grupos de oposição, Liberales Nicaragua, comemorou a liberação dos prisioneiros, mas enfatizou que essa ação é uma resposta direta à pressão política dos Estados Unidos sobre o governo nicaraguense. A situação política na Nicarágua continua tensa, e muitos aguardam com expectativa as próximas ações do governo Ortega em relação aos direitos humanos e à liberdade política. A liberação de prisioneiros pode ser vista como um passo na direção certa, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que a paz e a liberdade sejam plenamente alcançadas.

Fonte: www.aljazeera.com

Fonte: El 19 Digital via AFP]

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: