Medida é válida para placas finais 1 e 2 a partir de segunda-feira
Rodízio de carros em São Paulo volta a valer nesta segunda-feira, após suspensão desde dezembro.
Rodízio de carros em São Paulo retorna em 12 de janeiro de 2026
O rodízio de carros em São Paulo, que estava suspenso desde 22 de dezembro de 2025, entra novamente em vigor nesta segunda-feira (12). A medida foi adotada devido ao baixo fluxo de veículos observado durante o final de dezembro e o início de janeiro, conforme informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Detalhes sobre o rodízio
A restrição de circulação se aplica a veículos com placas finais 1 e 2. O rodízio é realizado em horários específicos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, afetando principalmente o centro expandido da cidade.
Os dias da semana correspondem às seguintes placas:
- Segunda-feira: Final 1 e 2
- Terça-feira: Final 3 e 4
- Quarta-feira: Final 5 e 6
- Quinta-feira: Final 7 e 8
- Sexta-feira: Final 9 e 0
Zonas e restrições
Durante o rodízio, os veículos estão impedidos de circular no anel viário, que inclui importantes vias como as Marginais Tietê e Pinheiros e diversas avenidas que delimitam o chamado minianel viário. Além disso, a CET informa que as restrições para veículos pesados, como caminhões, continuam valendo normalmente, assim como outras restrições de circulação.
Penalidades e fiscalização
A CET alerta que transitar em horários e locais proibidos resulta em infrações médias, que acarretam multas de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos na carteira de habilitação do motorista. A fiscalização está intensificada para garantir o cumprimento das regras e a fluidez do trânsito na cidade.
Com o retorno do rodízio, a expectativa é que a circulação de veículos em São Paulo se normalize, contribuindo para a diminuição de congestionamentos e melhorando a qualidade do ar na região metropolitana.
Acompanhe as atualizações da CET para mais informações sobre o trânsito e outras medidas que possam impactar a mobilidade urbana na capital paulista.
Fonte: jovempan.com.br
Fonte: Prefeitura de São Paulo
