Temperaturas extremas: RJ registra calor intenso nesta semana

Nove das dez maiores temperaturas do Brasil foram registradas no estado fluminense

O estado do Rio de Janeiro registrou temperaturas extremas, com Seropédica atingindo 41°C.

RJ registra calor intenso

Na segunda-feira (12), o estado do Rio de Janeiro registrou o calor intenso, com Seropédica atingindo 41°C, a maior temperatura do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que a capital fluminense também teve um dia quente, alcançando 40,8°C na Vila Militar, o que marca a temperatura mais elevada do ano de 2026 até agora.

Temperaturas elevadas em diversas cidades

Além de Seropédica e da capital, outras cidades fluminenses também registraram temperaturas alarmantes: 40,5°C em Niterói, 40,0°C em Marambaia, e 38,8°C em Duque de Caxias. O levantamento mostra que, das dez maiores temperaturas do país, nove estão localizadas no estado carioca, com a única exceção sendo Picos, no Piauí, que registrou 38,1°C.

A previsão do tempo

A previsão para a terça-feira (13) é de continuidade do calor, com máxima de 38°C na capital. A umidade relativa do ar pode cair para cerca de 30% durante a tarde, o que aumenta o desconforto térmico. A Climatempo alerta para a possibilidade de pancadas isoladas de chuva no final do dia, mas a sensação de abafamento deve persistir.

Alertas e cuidados com o calor

O Rio de Janeiro permanece em estágio 3 do Protocolo de Calor, que é acionado quando as temperaturas se mantêm entre 36°C e 40°C por pelo menos três dias. Esse estágio é um alerta para a população sobre a importância da hidratação e cuidados com a exposição ao sol.

Ações de hidratação

Em resposta à onda de calor, a Cedae iniciou ações de hidratação, distribuindo água em 13 pontos estratégicos do Centro e das zonas Norte e Oeste do Rio. A expectativa é que mais de 10 mil litros de água sejam entregues, em locais como estações de trem e parques públicos. Essa ação visa minimizar os efeitos do calor na população.

Continuidade do calor

As previsões indicam que o calor deve continuar nos próximos dias, com o risco de temporais aumentando na quarta-feira (14). Apesar da instabilidade climática, o tempo quente e abafado deve permanecer, exigindo atenção redobrada da população em relação à saúde e hidratação.

A situação climática no Rio de Janeiro evidencia a necessidade de medidas preventivas e de conscientização, não apenas para garantir o bem-estar da população, mas também para evitar complicações relacionadas ao calor extremo.

Fonte: jovempan.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: