O público curitibano terá acesso, em primeira mão, ao mesmo repertório que o grupo apresentará no concerto oficial da Universidade La Sapienza, no dia 24 de janeiro
A Camerata Antiqua de Curitiba realiza duas apresentações na capital paranaense durante a 43ª Oficina de Música antes de embarcar para uma turnê inédita em Roma, integrada às comemorações do bicentenário das relações entre o Brasil e o Vaticano, em janeiro de 2026. O público curitibano terá acesso, em primeira mão, ao mesmo repertório que o grupo apresentará no concerto oficial da Universidade La Sapienza, no dia 24 de janeiro.
As apresentações acontecem nos dias 16 e 17 de janeiro. No dia 16, às 20h, o concerto será na Catedral Basílica de Curitiba, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Evangelizar. No dia 17, às 19h, a Camerata se apresenta na Capela Santa Maria, espaço cultural sede do grupo e um dos palcos mais simbólicos da cidade.
O grupo, formado por Coro e Orquestra, será conduzido pelo maestro e musicólogo Ricardo Bernardes, brasileiro radicado em Portugal, especialista em práticas históricas e referência no estudo da música luso-brasileira. Os solistas são Marília Vargas (soprano), Filipe Rissatti (contratenor), Jabez Lima (tenor) e Norbert Steidl (barítono).
O programa que a Camerata interpreta em Curitiba e posteriormente em Roma destaca obras de enorme relevância da música sacra brasileira do início do Oitocentos. A programação reúne a Missa de Nossa Senhora da Conceição (1810), de José Maurício Nunes Garcia, e o In Te Domine Speravi, de Sigismund Neukomm, colaborador de Nunes Garcia no Rio de Janeiro.
Além da importância musical, o repertório está diretamente relacionado ao contexto histórico das primeiras relações diplomáticas entre o Brasil recém-independente e a Santa Sé. Essas relações começaram a ganhar forma em 1826, quando Dom Pedro I enviou a Roma o sacerdote e diplomata Francisco Corrêa Vidigal para negociar o reconhecimento internacional do novo Império e regular a situação da Igreja no Brasil.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa.
