Dois bebês no DF apresentam contaminação por fórmula infantil

Casos foram confirmados após consumo de produtos da Nestlé com toxina

Dois bebês no DF foram contaminados após consumo de fórmulas da Nestlé. Anvisa suspendeu lotes.

Casos de contaminação por fórmula infantil no DF

Dois bebês, com cerca de um ano, foram diagnosticados com contaminação por toxina presente em fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé. Os casos, que apresentaram vômitos e diarreia, foram confirmados nesta terça-feira (13) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Reação da Nestlé diante da contaminação

Em nota oficial, a Nestlé esclareceu que está apurando as informações através de sua área de Atendimento ao Consumidor. A empresa reafirmou seu compromisso em tratar cada caso de forma individual e em conformidade com suas políticas. Além disso, recomenda que os consumidores que possuírem produtos dos lotes contaminados suspendam imediatamente o uso e entrem em contato para devolução e reembolso.

Produtos afetados e medidas preventivas

No dia 7 de janeiro, a Nestlé Brasil já havia anunciado o recolhimento voluntário de lotes específicos de suas fórmulas infantis, após a identificação de cereulide, uma toxina produzida pelo microrganismo Bacillus cereus. Os lotes afetados incluem:

  • NESTOGENO 0 a 6 meses | 800 g – Lote: 5341046041, Validade: 01/03/2027
  • NAN SUPREME PRO 0 a 6 meses | 400 g – Lote: 5321046041, Validade: 01/08/2027
  • ALFAMINO | 400 g – Lote: 51060017Y1, Validade: 16/04/2027

A lista completa de lotes contaminados foi divulgada pela empresa e inclui várias outras fórmulas destinadas a diferentes faixas etárias. A Anvisa, considerando a gravidade da situação, determinou a suspensão da venda, entrega e utilização dos produtos afetados.

Ação da Anvisa

A Anvisa oficializou a suspensão por meio da Resolução nº 32/2026, adotando a medida de forma preventiva para garantir a saúde dos consumidores. A decisão visa proteger principalmente os bebês e crianças que são os principais consumidores desse tipo de produto.

Considerações finais

A Nestlé afirmou ainda que a contaminação foi detectada durante análises de qualidade de rotina e que não há evidências de que outros produtos ou lotes da linha de nutrição infantil estejam comprometidos e que estes continuam seguros para o consumo. A empresa notificou o fornecedor do ingrediente e está aprimorando os protocolos de qualidade. Essa situação ressalta a importância da vigilância constante na segurança alimentar, especialmente em produtos destinados a crianças.

Fonte: jovempan.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: