Alerta extremo da Defesa Civil para celulares em São Paulo

Divulgação/Governo de SP

Sistema Cell Broadcast é acionado pela primeira vez nas zonas sul e leste da capital paulista diante de chuva intensa

Defesa Civil de São Paulo emite alerta extremo via celular nas zonas sul e leste por chuva intensa e risco de alagamentos na capital paulista.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, no dia 17 de janeiro de 2026, um alerta extremo pela primeira vez via sistema Cell Broadcast, direcionado às zonas sul e leste da capital paulista. Essa medida inédita foi tomada diante do avanço de uma chuva intensa e rápida, considerada extrema pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que acumulou cerca de 50 milímetros em apenas uma hora.

Contexto da chuva extrema em São Paulo

O volume elevado de precipitação em curto espaço de tempo provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e a elevação rápida dos níveis dos córregos, especialmente nas regiões Mooca, Ipiranga e Santo Amaro, que foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento das águas. Essa condição levou toda a cidade a entrar em estado de atenção para riscos de inundações.

Inovação no sistema de alertas da Defesa Civil

Desde dezembro de 2024, a Defesa Civil vem utilizando o sistema Cell Broadcast para envio de alertas à população. Essa tecnologia permite que todos os celulares conectados a antenas de telefonia com sinal 4G ou 5G em uma região específica recebam mensagens simultâneas, garantindo rapidez e abrangência nas comunicações de emergência. O disparo do alerta extremo neste sábado representa a primeira aplicação dessa ferramenta em um episódio de chuva intensa na capital paulista.

Orientações para a população

O objetivo do alerta é informar e orientar os moradores para que adotem medidas de autoproteção, evitando áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período crítico. A rápida mudança nas condições climáticas exige prudência para reduzir riscos e facilitar a atuação dos serviços de emergência.

Perspectivas e medidas preventivas

A passagem de uma frente fria pela costa do estado deve intensificar a instabilidade climática nos próximos dias, elevando o risco para chuvas fortes e temporais em várias regiões do estado de São Paulo. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais e manter-se informado por meios confiáveis para garantir a segurança individual e coletiva.

Fonte: jovempan.com.br

Fonte: Divulgação/Governo de SP

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: