Processo seletivo do Sisu 2026 permite uso das três últimas notas do Enem e oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas
Sisu 2026 inscrições ensino superior começam em 19 de janeiro com mais de 274 mil vagas e nova regra que considera as três últimas notas do Enem para seleção.
As inscrições para o Sisu 2026 começaram na segunda-feira, 19 de janeiro, e estarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 23 de janeiro, pelo horário de Brasília. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo oficial para ingresso em cursos de graduação gratuitos nas instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Novidade na seleção: três últimas notas do Enem
Uma mudança significativa para esta edição é a possibilidade de os candidatos utilizarem as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. Isso amplia as chances de acesso, pois o sistema selecionará automaticamente a melhor média ponderada entre as participações, desde que o candidato tenha nota superior a zero na redação e não seja considerado treineiro.
Oferta histórica de vagas e instituições
O Sisu 2026 disponibiliza mais de 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos oferecidos por 136 instituições públicas em 587 municípios. É o maior número de instituições participantes da história do programa, abrangendo vagas para os dois semestres letivos do ano.
Inscrição e requisitos
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba dedicada ao Sisu. Cada candidato pode escolher até duas opções de cursos. A participação é gratuita, e é obrigatório o preenchimento do cadastro socioeconômico no momento da inscrição.
O processo seletivo ocorrerá em apenas uma etapa, reunindo as vagas para o primeiro e segundo semestre, sem a possibilidade de escolha do semestre de ingresso, que será definido conforme a nota do candidato.
Políticas de ações afirmativas e cotas
O Sisu 2026 mantém as modalidades de concorrência baseadas na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e na Lei nº 14.945/2024, incluindo ações afirmativas específicas de cada instituição. Durante a inscrição, candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e aqueles que cursaram integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão indicar as modalidades de reserva de vagas às quais concorrem.
É permitida a escolha de uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas. A alocação das vagas reservadas acontece após a classificação, respeitando a proporção de perfis contemplados.
Incentivo para licenciaturas presenciais
Dentre as vagas ofertadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes desses cursos poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um benefício financeiro mensal de R$ 1.050 como incentivo à formação de professores.
Divulgação dos resultados e matrículas
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula a partir de 2 de fevereiro nas instituições onde foram selecionados. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, utilizando o mesmo portal.
As instituições poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano para preencher vagas remanescentes.
Considerações finais
O Sisu 2026 consolida-se como o principal meio para ingresso no ensino superior público gratuito no país, ampliando oportunidades e flexibilizando o uso das notas do Enem. Candidatos interessados devem atentar aos prazos e requisitos para garantir participação.
Em caso de dúvidas, a central de atendimento do Ministério da Educação está disponível pelo telefone 0800-616161.
Fonte: www.metropoles.com
Fonte: Divulgação/MEC
