Ativos digitais dolarizados atraem 78% dos investidores, aponta levantamento do MB | Mercado Bitcoin

 

 

Em um ambiente de maior cautela nos mercados globais, marcado por incertezas macroeconômicas, os ativos digitais dolarizados têm chamado atenção e conquistado espaço nas carteiras de investidores brasileiros. Um levantamento do MB | Mercado Bitcoin, plataforma líder em ativos digitais na América Latina, mostra que 78% dos investidores demonstram interesse nessa classe de ativos. O maior exemplo são as stablecoins, como USDT e USDC, que lideram esse interesse e estão entre as 10 criptomoedas mais negociadas na plataforma em 2025.

O movimento de investimento na categoria já vem demonstrando aceleração: entre 2024 e 2025, o volume aplicado mais que triplicou, segundo a plataforma. Para Guilherme Pimentel, Diretor de Produtos Exchange do MB | Mercado Bitcoin, parte desse crescimento se deve à facilidade de dolarizar o patrimônio sem burocracia. “Os criptoativos não têm IOF nem taxa de administração, como ocorre em investimentos tradicionais, e ainda permitem aportes ou retiradas a qualquer momento, já que o setor funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirma.

As stablecoins de dólar, criptomoedas atreladas à moeda fiduciária norte-americana, são a principal via para dolarizar investimentos. Atualmente, elas respondem por 99% do mercado, segundo dados do Banco de Compensações Internacionais, em grande parte por apresentarem ampla liquidez internacional e serem utilizadas para pagamentos.

O levantamento indica que o número de investidores em ativos dolarizados avançou quase 20% em 2025 em comparação ao período anterior, e a expectativa é que o crescimento continue em 2026. E, para estimular a exposição à moeda americana, o MB disponibiliza a campanha Dólar Digital Turbinado, que aumenta os ganhos de até 5% ao ano para até 10% ao ano, por 3 meses, em aplicações de renda passiva com dólar digital. A campanha estará disponível de 20 a 31 de janeiro, para investimentos que vão de US$10 a US$100 mil, no site do MB.

“Uma das formas de começar é por meio do Dólar Digital com renda passiva, formato que possibilita a aplicação trazer recompensas diárias, reinvestidas automaticamente. Isso permite que o investimento comece a gerar retorno de maneira ainda mais ágil”, comenta o executivo, ressaltando que as recompensas podem ser resgatadas ou mantidas em conta para aumento do capital investido. “Por estar inserida no segmento de criptoativos, a categoria ainda se destaca em relação ao mercado tradicional, por ser mais simples e econômica: o investidor consegue aportar em dólar sem uma conta internacional, por exemplo, além da instantaneidade visto as aplicações e resgates são feitos na hora”, complementa.

A crescente na busca por investimentos dolarizados reforça a importância da diversificação estratégica. Manter uma carteira sólida e rentável tornou-se essencial para proteger o patrimônio diante das influências econômicas internas e externas, evidenciando como essa classe de ativos digitais se consolida como alternativa de eficiência. 

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: