Vistos para brasileiros nos EUA são barrados por nova regra

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Medida de Trump que suspende vistos de imigrantes entra em vigor e atinge 75 países

A partir de 21 de janeiro, Brasil é um dos 75 países que têm emissão de vistos de imigrantes barrada pelos EUA, segundo nova norma do governo Trump.

A partir de 21 de janeiro, o governo dos Estados Unidos implementou uma nova regra que bloqueia a emissão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil e outros 74 países. A medida, anunciada pela administração de Donald Trump, tem como objetivo evitar que os novos residentes nos EUA se tornem um “fardo financeiro” para o contribuinte americano.

Contexto da nova medida

Segundo declaração oficial, os países na lista foram identificados como de alto risco para utilização de benefícios públicos nos Estados Unidos. A porta-voz do departamento responsável, Amanda Roberson, afirmou que “o Brasil é um dos 75 países que foram identificados pelos altos riscos de as pessoas utilizarem benefícios públicos. O governo do presidente Trump está deixando muito claro que o visto americano é um privilégio, não é um direito.”

Países afetados pela suspensão

Além do Brasil, a lista inclui diversas nações da África, América Latina, Ásia e Europa Oriental. Alguns exemplos são:

Argélia
Cabo Verde
Camarões
Etiópia
Nigéria
Colômbia
Cuba
Haiti
Irã
Rússia

Essa ampla abrangência revela uma política migratória restritiva que visa controlar o ingresso de imigrantes de diversas regiões do mundo.

Impactos para brasileiros e imigrantes

A medida afeta exclusivamente a emissão de vistos de imigrantes que buscam residência nos EUA. Vistos de turismo e outros tipos de vistos não imigrantes permanecem válidos e não sofrem alterações. Além disso, cidadãos com dupla nacionalidade que apresentem passaporte de países fora da lista continuam elegíveis para os vistos americanos.

Prazo e perspectivas futuras

Até o momento, não há uma data prevista para o fim da suspensão na emissão desses vistos. A medida reforça a postura do governo americano em restringir a imigração legal e aumentar o controle sobre quem pode estabelecer residência permanente no país.

Repercussão e análises

Especialistas em políticas migratórias avaliam que a restrição poderá impactar o fluxo migratório brasileiro para os Estados Unidos, dificultando ainda mais o processo para aqueles que buscam residência legal. Também pode gerar efeitos econômicos e sociais relacionados à mobilidade internacional e às relações bilaterais.

Essas mudanças devem ser acompanhadas atentamente, pois indicam uma linha dura na política migratória americana, com possíveis desdobramentos para cidadãos de diversos países que desejam imigrar para os EUA.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: