Passarela de pedestres no Xaxim é recuperada para melhorar mobilidade

Levy Ferreira/SECOM

Prefeitura de Curitiba reconstrói estrutura sobre o Ribeirão dos Padilha após danos causados por chuvas

Curitiba reconstrói passarela de pedestres no bairro Xaxim para garantir segurança e melhorar acesso à comunidade escolar.

A recuperação da passarela de pedestres no bairro Xaxim marca uma importante ação da Prefeitura de Curitiba para restabelecer a mobilidade e a segurança da população local. A estrutura antiga, comprometida pelas fortes chuvas que elevaram o nível do Ribeirão dos Padilha, foi totalmente reconstruída pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Estrutura reforçada para maior segurança

A intervenção contemplou a ampliação da cabeceira de concreto existente com a construção de uma ala de 5 metros na Rua Barão de Santo Ângelo e a criação de uma nova cabeceira de 15 metros de comprimento e 5 metros de altura na Rua Dante Honório. Essa obra sólida suporta a passarela de madeira, que possui um vão de 12 metros, garantindo resistência contra possíveis enchentes futuras.

Para ampliar a segurança, a Prefeitura também pavimentou o acesso à passarela com CBUQ, material asfáltico, e instalou guarda corpos de madeira em ambas as cabeceiras, facilitando a travessia para pedestres.

Impacto para a comunidade escolar e moradores

Além de melhorar a circulação dos moradores, a passarela é fundamental para a mobilidade da comunidade escolar do Colégio João Paulo II, utilizado por alunos, famílias e servidores que dependem desta travessia para o acesso diário à instituição.

O Departamento de Manutenção Urbana (DMU-Boqueirão), da Secretaria de Governo Municipal (SGM), complementou a obra com a pavimentação em CBUQ da Rua Roberto Barbosa de Almeida e a complementação do meio-fio, aprimorando a infraestrutura local.

Mobilização comunitária por mais melhorias

Líderes comunitários como Omar Schlichting destacaram o avanço proporcionado pela passarela, mas já planejam novas intervenções por meio do programa Fala Curitiba, que envolve a participação popular na definição de prioridades para os bairros. Entre as demandas está a construção de uma ponte para veículos e a pavimentação da Rua Dr. Antônio Gomes.

José Viana, também líder comunitário, elogiou a qualidade da obra e a resistência da nova passarela, além de ressaltar a aproximação da população com a administração regional e municipal para acompanhar as ações.

Participação popular: programa Fala Curitiba

O programa de consultas públicas Fala Curitiba acontece entre março e agosto, promovendo etapas de participação via Fala Móvel, internet e reuniões presenciais para definir prioridades dos 75 bairros da capital. As demandas aprovadas são incorporadas ao Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Outras ações na regional Boqueirão

Além da recuperação da passarela, a Prefeitura realiza reformas em unidades de ensino da região, incluindo a Escola Municipal Rolândia, no Boqueirão, e o CEI Itamarati, no Xaxim, com o objetivo de oferecer melhor atendimento à comunidade escolar local.

Essa série de intervenções reflete o compromisso da Prefeitura de Curitiba em investir na infraestrutura urbana e no bem-estar dos moradores, fortalecendo a integração entre moradia, educação e mobilidade.

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Levy Ferreira/SECOM

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: