Road trip pelo Sul: praias, serras e paisagens

(Créditos: AlexandreFagundes / iStock)

Um roteiro que une liberdade na estrada, cenários naturais marcantes e paradas que valorizam cultura, gastronomia e clima da região

Poucas experiências são tão incríveis e únicas quanto pegar o carro e se aventurar pelas estradas. Uma road trip pelo Sul do Brasil possui um diferencial: o trajeto é tão interessante quanto os destinos finais, porque as paisagens das serras deixam tudo ainda mais incrível.

A cada quilômetro percorrido, é possível se surpreender com o cenário bonito e a cultura local. Apesar disso, para que a viagem seja tranquila, é preciso se preparar e organizar o trajeto. Com um roteiro bem-feito, conhecer alguns dos principais estados da região se torna ainda mais especial.

 

Do litoral à serra: definindo o trajeto ideal

Assim como todas as regiões do país possuem suas particularidades no clima, no Sul, não é diferente. Por lá, o diferencial é a baixa temperatura, principalmente durante o inverno, e um clima ameno nas outras épocas do ano.

Isso faz com que alguns períodos sejam perfeitos para conhecer os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso porque, entre os meses de novembro e setembro, o clima tende a ter temperaturas com médias entre 21°C e 24°C, tornando tanto o litoral catarinense quanto a região serrana perfeitas.

Nessa época, as paisagens da estrada se tornam ainda mais bonitas, já que as plantas e as árvores estão em fase de florescimento, deixando todo o trajeto mais bonito e colorido.

O percurso pode ser feito de diversas formas, mas iniciar pelas praias de Santa Catarina e descer até a região serrana do Rio Grande do Sul permite aproveitar as paisagens litorâneas, seja com ou sem agitação, encerrando a viagem com um roteiro tranquilo e até em clima romântico.

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, é possível começar a viagem explorando praias famosas e paisagens de grande beleza. Na cidade, há opções para todos os estilos, desde locais mais afastados até mais badalados, como:

  • Praia da Joaquina;
  • Praia Mole;
  • Lagoinha do Leste.

O trajeto segue com a Serra do Rio do Rastro, onde o turismo no Sul se torna muito especial, principalmente por conta da paisagem verde que toma conta da estrada. Além disso, nessa região, estão localizados mirantes e cânions, ideais para descansar do volante e aproveitar o visual.

A road trip pelo Sul do país segue passando pela Praia Grande, ainda em SC, e chegando ao Rio Grande do Sul, em Cambará do Sul, regiões que possuem atrações que incluem balonismo, cânions, trilhas e mirantes.

Ao chegar no estado do extremo Sul do país, é onde as temperaturas estão mais frias. Aqui, o clima é perfeito para aproveitar as serras e curtir os diversos festivais e as atrações da região.

A viagem de carro pelo Rio Grande do Sul pode seguir pelas seguintes cidades.

  • Gramado e Canela: com atrações temáticas e perfeitas para o clima frio.
  • Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos: para os amantes de vinhos.
  • Nova Petrópolis: com café colonial e atrações ao ar livre.

 

Logística de viagem: transporte e autonomia

Uma das vantagens de fazer turismo pelo Sul de carro é aproveitar a autonomia que esse tipo de passeio oferece. Mesmo com o roteiro planejado, ao percorrer os trajetos, é possível desviar de algumas rotas para conhecer vilas, passeios e trilhas, que tornam a experiência cultural ainda mais especial.

Começar por Santa Catarina permite que quem desembarca de avião na ilha opte pelo aluguel de carro em Florianópolis como a estratégia mais recomendada, garantindo autonomia para explorar as praias do sul da ilha, além de seguir viagem rumo à serra gaúcha.

Planejamento, estrada e paisagens transformam a road trip pelo Sul do Brasil em uma experiência inesquecível.

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: