Veja a programação completa, enredos e estreias das escolas do Grupo Especial na Sapucaí
Carnaval 2026 do Rio terá três dias de desfiles com homenagens a Lula, Rita Lee e estreia de Virginia Fonseca como rainha da Grande Rio.
O Carnaval 2026 do Rio de Janeiro traz novidades e homenagens marcantes para o Grupo Especial, que desfilará em três noites, de domingo a terça-feira, de 15 a 17 de fevereiro. A keyphrase “Carnaval 2026 do Rio” acompanha não só a programação, mas também os temas dos desfiles, que reverenciam figuras históricas e culturais importantes.
Programação e ordem dos desfiles
A cada noite, quatro escolas cruzarão a Passarela do Samba da Sapucaí, com início às 21h45 e tempo de desfile entre 70 e 80 minutos para cada agremiação. A distribuição é a seguinte:
Domingo, 15/02: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira
Segunda, 16/02: Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor, Viradouro e Unidos da Tijuca
Terça, 17/02: Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro
Enredos que destacam personalidades e culturas
O desfile da Acadêmicos de Niterói marca sua estreia no Grupo Especial com uma homenagem ao presidente Lula, intitulada “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Já a Mocidade traz o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, celebrando a vida e obra da cantora e compositora falecida em 2023.
Outros destaques incluem:
Imperatriz Leopoldinense homenageando Ney Matogrosso com “Camaleônico”
Portela explorando o mistério cultural do “Príncipe do Bará”
Mangueira encerrando a primeira noite com “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”
Beija-Flor celebrando a festa de rua do candomblé em “Bembé”
Viradouro homenageando Mestre Ciça em “Pra cima, Ciça”
Unidos da Tijuca homenageando a escritora Carolina Maria de Jesus
Paraíso do Tuiuti abordando a tradição cubana em “Lonã Ifá Lukumi”
Vila Isabel relembrando Heitor dos Prazeres em “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”
Grande Rio celebrando o movimento manguebeat com “A Nação do Mangue”
- Salgueiro homenageando a carnavalesca Rosa Magalhães em “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”
Estreias e reforços no carnaval
Além da estreia da apresentadora Virginia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio, a Imperatriz contará com a participação de Duda Guerra, ex-namorada de Benício Huck, fazendo sua primeira aparição pelo Grupo Especial. A Viradouro, por sua vez, reforça sua equipe com as veteranas Juliana Paes e Erika Januza, consolidando um elenco de peso para a disputa.
Apuração e regras
A apuração dos resultados será realizada na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, na Cidade do Samba. As escolas entrarão na avenida às 21h45, com limite de tempo para as apresentações entre 70 e 80 minutos, garantindo que não haja perda de pontos por atraso.
Este formato reforça o prestígio do Carnaval do Rio, mantendo a tradição ao mesmo tempo que traz novidades e homenagens atuais, envolvendo temas sociais, culturais e artísticos que dialogam com o público e a história do Brasil.
Fonte: www.purepeople.com.br
Fonte: Causa da morte de Rosa Magalhães, carnavalesca icônica, é revelada
