Revestimento asfáltico aplicado a frio garante maior durabilidade, sustentabilidade e conforto para os usuários das rodovias
Desde o início da operação, a Via Araucária busca soluções inovadoras e sustentáveis para aprimorar a malha rodoviária no Lote 1. Em setembro de 2024, a concessionária implementou uma tecnologia para nivelar os acostamentos com pavimento 100% reciclado. Para este ano, a novidade é o revestimento asfáltico aplicado a frio, com emulsão altamente modificada por polímero – HiMA (highly modified asphalt). Essa solução, pioneira no Brasil, está sendo testada em caráter experimental e obteve resultados altamente positivos até então.
A principal vantagem dessa nova tecnologia está na resistência aprimorada ao impacto do tráfego, proporcionando maior durabilidade e reduzindo a necessidade de intervenções frequentes na pista. Isso significa mais conforto e segurança para os motoristas.
Além da durabilidade, a inovação se destaca também pelo processo produtivo. Diferente dos métodos convencionais, onde a mistura asfáltica precisa ser aquecida a temperaturas que podem chegar a 180°C, a aplicação a frio ocorre em temperatura ambiente por meio de usinas móveis. Como resultado, há um menor impacto ambiental, reduzindo significativamente a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis.
“Para pavimentar 1 km de via com concreto asfáltico convencional, são queimados mais de 3.500 kg de combustíveis fósseis apenas no processo de aquecimento. Com a aplicação a frio, eliminamos essa necessidade, contribuindo para um processo mais sustentável. Além disso, apesar de o custo inicial dos ligantes asfálticos especiais ser superior ao dos convencionais, a possibilidade de maior vida útil da solução pode representar economia a longo prazo”, explica Andréia Raffler, coordenadora de pavimentos da Via Araucária.
A tecnologia, no entanto, não é indicada para qualquer rodovia. Fatores como o estado das camadas inferiores e a presença de trincamentos ou afundamentos devem ser considerados para garantir a viabilidade da aplicação. Com um planejamento técnico adequado, a inovação pode gerar benefícios por meio de ganhos com resistência, economia e sustentabilidade ao setor.
“Optamos pela aplicação de uma camada de granulometria descontínua, do tipo Gap Graded, com 2,5 cm de espessura. Contudo, essa mesma emulsão de alto desempenho pode também ser aplicada em camadas de Microrrevestimento Asfáltico, o que faz dessa solução uma ótima opção para aumentar a vida útil dos pavimentos. Os próximos passos envolvem o monitoramento do segmento para avaliar seu desempenho a longo prazo. Caso os resultados continuem promissores, a concessionária poderá expandir o uso dessa tecnologia em suas obras de restauração e ampliação”, acrescenta a coordenadora de pavimentos da Via Araucária.
Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br.