A missão à Estação Espacial Internacional aguarda nova data.
O lançamento da missão Crew-12 da NASA, previsto para ocorrer em breve, foi adiado devido a condições climáticas adversas.
O aguardado lançamento da Crew-12 da NASA, uma missão de rotação de tripulação para a Estação Espacial Internacional (ISS), precisará aguardar pelo menos mais um dia. A decisão foi tomada pela liderança da NASA e da SpaceX, que identificou que as condições climáticas ao longo do caminho de voo seriam inaceitáveis.
Contexto do Lançamento
A Crew-12 está programada para decolar do pad 40 da Estação Espacial da Força Aérea em Cabo Canaveral. A nova data de lançamento é marcada para quinta-feira, 12 de fevereiro, com a decolagem prevista para às 5h38 EST (10h38 UTC). A missão contará com os astronautas da NASA, Jessica Meir e Jack Hathaway, juntamente com a astronauta da Agência Espacial Europeia, Sophie Adenot, e o cosmonauta da Roscosmos, Andrey Fedyaev. Durante uma coletiva de imprensa, Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, enfatizou que os ventos altos ao longo do corredor de ascensão representavam um risco significativo, especialmente nas áreas de maior risco, como a zona de estágio.
Detalhes da Decisão
Stich mencionou a existência de um sistema de baixa pressão que está afetando a área, aumentando os ventos para entre 24 e 28 nós. Embora a data de 12 de fevereiro seja o alvo atual, ele também alertou que as previsões meteorológicas para esse dia não parecem favoráveis. A equipe continuará avaliando as condições climáticas com os modelos mais recentes na manhã de terça-feira. “A boa notícia é que temos boas oportunidades para o restante da semana, e vamos lançar quando estivermos prontos, quando tivermos clima favorável”, afirmou Stich.
O Futuro do Lançamento
Se o lançamento de 12 de fevereiro não for possível, a NASA tem uma data alternativa em 13 de fevereiro, com decolagem às 5h15 EST (10h15 UTC), e a Dragon – chamada de Freedom – deverá acoplar à ISS por volta das 3h15 EST (08h15 UTC) no dia 14 de fevereiro. Stitch observou que um lançamento no sábado seria complicado devido ao aumento do tempo de trânsito do lançamento até a acoplagem com a ISS, também conhecido como “long phasing”. Além disso, a equipe possui opções viáveis de lançamento entre os dias 15 e 17 de fevereiro, caso sejam necessárias.
No fim de semana, a SpaceX realizou um teste de queima estática do foguete Falcon 9 no SLC-40, para garantir a saúde do veículo antes da tentativa de lançamento. Durante a coletiva, William Gerstenmaier, vice-presidente da SpaceX, informou que uma peça teve que ser substituída após a demonstração de queima do motor. A equipe de lançamento da Crew-12 também passou por um ensaio do dia de lançamento na manhã de segunda-feira, e segundo Gerstenmaier, o ensaio ocorreu sem problemas.
A Crew-12 está programada para sair do pad 40, enquanto a SpaceX se prepara para futuras missões da Starship no Complexo de Lançamento 39A. Atualmente, a equipe também está trabalhando para remover o braço de acesso à tripulação do LC-39A, para realizar reparos. Gerstenmaier destacou a importância de manter o braço disponível para lançamentos futuros de tripulação, enquanto os reparos estão sendo realizados no local.
Acompanha-se com atenção o andamento das condições climáticas e a programação das atividades, na expectativa de que o lançamento da Crew-12 esteja próximo de ser realizado.
Fonte: spaceflightnow.com
Fonte: NASA/Aubrey Gemignani