Falcon 9 decola de Vandenberg Space Force Base com inovações
SpaceX está prestes a lançar sua 12ª missão Starlink do ano a partir de Vandenberg.
A SpaceX está se preparando para lançar sua 12ª missão Starlink do ano, que ocorrerá na manhã de quarta-feira, a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg. A missão Starlink 17-34 tem como objetivo adicionar mais 24 satélites à já extensa constelação de internet de banda larga em órbita baixa.
Expansão da constelação Starlink
A Starlink, um projeto da SpaceX, visa fornecer acesso à internet de alta velocidade em regiões remotas e de difícil acesso ao redor do mundo. Com o aumento da demanda por conectividade, a adição desses novos satélites representa um avanço significativo na cobertura global. O satélite de número 1100 do foguete Falcon 9 será utilizado nesta missão, marcando seu terceiro voo após lançar anteriormente as missões Starlink 11-30 e NROL-105.
Detalhes do lançamento
O lançamento está programado para 6:14:40 a.m. PST (9:14:40 a.m. EST / 14:14:40 UTC) do Complexo de Lançamento 4 Leste. Após a decolagem, o foguete seguirá em uma trajetória para o sul e, aproximadamente 8,5 minutos depois, o booster B1100 terá como destino a plataforma de aterrissagem no navio-drone ‘Of Course I Still Love You’, posicionado no Oceano Pacífico. Se a aterrissagem for bem-sucedida, este será o 177º pouso nesta embarcação e o 569º pouso de um booster da SpaceX.
Inovações no design dos satélites
Uma das inovações mais esperadas nesta missão é a introdução de uma nova viseira, projetada para reduzir o brilho dos satélites Starlink, abordando as preocupações dos astrônomos sobre os impactos nas observações feitas a partir de telescópios em solo. O fundador da SpaceX, Elon Musk, anunciou essa atualização na segunda-feira, ressaltando o comprometimento da empresa em minimizar a interferência da constelação em pesquisas astronômicas.
Com cada novo lançamento, a SpaceX não apenas amplia sua infraestrutura de internet, mas também busca equilíbrio entre tecnologia espacial e a preservação de estudos científicos na Terra.
Fonte: spaceflightnow.com