Regina Casillo lançou dois novos livros em concorrida sessão de autógrafos

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

Com uma concorrida sessão de autógrafos, a escritora Regina Casillo lançou dois livros simultaneamente neste sábado (5/4), no Solar do Rosário. As novas obras são a coletânea de contos e crônicas “Salmão e Alcachofra e Outras Histórias” e o infantil “Lampião e a Festa de Casamento”. Para celebrar o lançamento, Regina recebeu o público no hall do auditório que leva seu nome, no piso térreo do Solar do Rosário, junto com a artista plástica Mari Inês Piekas, que ilustrou a publicação dedicada às crianças.

Integrante da Academia Paranaense de Letras desde 2023, Regina Casillo lançou seu segundo livro voltado ao público infantil. “Lampião e a Festa de Casamento” parte das memórias de sua família, com raízes no nordeste, para contar uma divertida história que retrata a riqueza cultural daquela região do país. A trama tem como ápice uma festa de casamento que reúne parentes do litoral e do interior num centenário engenho, e que está na eminência de ser atacada pelo temido Lampião, o Rei dos Cangaceiros.

Com sua escrita afetiva e leve, Regina mistura personagens históricos, de sua família e da ficção para costurar um desfecho divertido e surpreendente. Pelo caminho, descreve costumes, comidas típicas, paisagens e brincadeiras nordestinas. As ilustrações de Mari Inês Piekas, fruto de muita pesquisa histórica, colorem a obra de forma exuberante. No final da obra, há até uma surpresa: um livrinho de receitas no formato de cordel, pendurado numa cordinha esticada pela contracapa. “Temos muitos livros infantis de escritores internacionais, mas acredito que é importante obras para este público que mostrem e valorizem a cultura brasileira”, afirma a autora. “Nossas etnias, povos e regiões tem muito o que mostrar e encantar”.

Crônicas e Contos

Já “Salmão e Alcachofra e Outras Histórias” reúne contos e crônicas escritos por Regina Casillo nos últimos dois anos. “Eu já possuía mais de 40 livros de arte publicados pelo Solar do Rosário, mas tive uma coragem tardia para escrever ficção e memórias mais recentemente. Então, neste trabalho, abri as gavetas das memórias, buscando recordações de historias da família, observações do cotidiano e encontros com grandes artistas com os quais tive a oportunidade de estar e trabalhar”, resume Regina. O projeto gráfico e ilustrações são de Giovanni Dameto.

Assim, os 25 contos e crônicas vão do saudoso Rio de Janeiro da infância e adolescência de Regina até sua amada Curitiba, para onde se mudou depois de se casar com o advogado João Casillo e constituir família. “Escrevo sobre praças de Curitiba e também sobre o mar do Rio”, comenta, revelando que ficção e doses autobiográficas se misturam pelas saborosas linhas que traça.

Fundadora do Solar do Rosário, galeria de arte e centro cultural inaugurado há 33 anos, Regina atuou com grandes artistas como Poty Lazartto, que inspira outro dos contos. No livro, ela ainda presta homenagem a outros ícones das artes como Portinari, Rachel de Queiroz e Lygia Fagundes Teles, apenas para citar alguns. E não falta a lembrança de cenas e personagens do cotidiano, como um açougueiro com nome engraçado ou uma coleção de panos de prato com mapas de metro de capitais do mundo todo. Tudo pode ser inspiração. E, se a coragem para escrever veio de forma tardia, como ela define, não deixou de proporcionar um texto saboroso e inspirador.

Regina revela que ficou extremamente orgulhosa do prefácio de autoria da escritora Mary Del Priore, historiadora e membro da Academia Paulista de Letras, e da introdução de Liana de Camargo Leão, especialista em Shakespeare e colega da autora da Academia Paranaense de Letras. A contracapa ainda traz depoimentos da poetisa Alice Ruiz e do escritor e diplomata João Almino.

Solar do Rosário

Endereço: Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro
Estacionamento: gratuito no local
Mais em: www.solardorosario.com.br

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO