Uma jornada gastronômica guiada pela Tequila

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

Tequila dá a pior ressaca da vida. Tequila é forte demais. Tequila faz passar mal. Tequila deixa mucho loco. Tequila é uma bebida rústica… Mitos e meias-verdades como estes sobre a tequila não faltam, geralmente associando o destilado de origem mexicana a produtos de pouca qualidade ou sofisticação. Segundo esta fama, todos os rótulos são iguais e a bebida não passa de um tipo de gasolina praticamente intragável, um líquido derretedor de gargantas e miolos que só pode ser bebido de um só golpe, ao estilo shot.

Para demolir esta imagem da tequila infelizmente muito enraizada no imaginário coletivo, especialmente no Brasil, a importadora Aurora Fine Brands e duas das marcas premium da destilaria Casa Cuervo, a 1800 e a Maestro Dobel, realizaram uma série de jantares harmonizados que percorreu capitais brasileiras e passou por Curitiba no começo de abril.

As tequilas que foram as estrelas da noite.

Por aqui, o restaurante escolhido foi o Asu, do premiado chef Danilo Tagikawa. Nestes encontros exclusivos para imprensa e empresáros de restaurantes, bares e mercados, um cardápio especial e uma seleção muito bacana de rótulos premium da destilaria Casa Cuervo nos mostrou como a bebida nacional do México também pode ser sofisticada, complexa, rica em sabores e aromas. E, sim, também chic e descolada.

O comandante da jornada sensorial foi o mixologista Michel Felicio, embaixador no Brasil das tequilas 1800 e Maestro Dobel. Ele selecionou o cardápio, escolheu as harmonizações e apresentou os encontros. “Temos uma missão, que é fazer o público em geral esquecer tudo que acha que sabe sobre tequila. E também resgatar pessoas que tiveram experiências ruins, geralmente misturando muitas outras bebidas, exagerando na dose, não consumindo nada de água para depois colocar a ressaca integralmente na conta desta bebida”, comentou logo na abertura.

Michel Felicio (à esquerda), é embaixador das tequilas premium da Casa Cuervo e comandou o jantar harmonizado.

A tequila está crescendo muito no mercado internacional como uma opção de destilado sofisticado, e a aposta da Aurora é que isso também ocorra no Brasil. Com este jantar, mostrou que potencial não falta – foram cinco passos, todos harmonizados com tequilas puras, e não em drinks, como alguns poderiam esperar.

ENTRADA

As surpresas começaram já na entrada, que trouxe peixe cru curado, redução de tangerina com alga kombu, vinagrete de semente de girassol, salsa de camarão, brócolis tostado e sal de hibisco. A saborosa entrada, combinado com a tequila 1800 Silver, que apresenta leveza e suavidade, teve os sabores ressaltados e combinou perfeitamente com a bebida.

A entrada trouxe este saboros peixe curado, combinado com a tequila 1800 Silver.

PRIMEIRO PRATO

O menu seguiu com o primeiro prato principal: Camarões na churrasqueira, fettucine na manteiga de cítricos, salsinha, alho e pimenta dedo de moça com molho de camarão e azeite de manjericão. Para harmonizar, bebemos a Maestro Dobel Diamante, uma tequila 100% agave da categoria cristalino feita com uma mistura de várias idades de tequilas reposado, añejo e extra-añejo, envelhecidas em barris do Leste Europeu. A bebida passa por um processo de filtragem artesanal conhecido como “diamante”, usando carvão ativado, em que toda a cor e sabores amargos são removidos, mas preservando a complexidade e suavidade. Novamente, sucesso na harmonização, com destaque para o sabor braseado dos camarões e a madeira da tequila.

Primeiro prato: Camarões na churrasqueira e fettucine. Para harmonizar, tequila Maestro Dobel Diamante.

SEGUNDO PRATO

Partimos então para o segundo prato, que era um Chorizo na brasa, purê de batata, molho de carne com nirá, rúcula e picles de cebola, combinado com tequila 1800 Cristalino. Trata-se de uma tequila añejo que parte de uma destilação lenta e harmoniosa, amadurece durante quatro meses em barris de vinho do Porto e passa por um processo de filtragem onde são retiradas as notas de amargor e coloração. Como já não tínhamos nenhuma dúvida, outro gol em favor da tequila: harmonização incrível com esta bebida que se assemelha muito a um bom Scotch.

Segundo prato: Chorizo combinado com tequila 1800 Cristalino.

SOBREMESA

Para fechar, a sobremesa era um Mousse de chocolate 70%, amêndoas, compota de tangerina, crocante de sementes e sorvete de chocolate trufado. Veio à mesa harmonizada com a tequila 1800 Milenio. Após um longo e estruturado processo de envelhecimento, esta tequila extra-añejo é amadurecida em barricas de carvalho francês, criando um sabor equilibrado, suave e requintado com notas de baunilha, frutas vermelhas e canela. Seu grande destaque é a finalização em barris de conhaque. Licorosa e potente, encerrou muito bem a sequência juntamente com o mousse.

A sobremesa, um Mousse de chocolate, foi harmonizada com a exclusiva tequila 1800 Milenio.

Depois de toda esta sequência que garantiu uma experiência gastronômica incrível, fica a certeza de que a renovação da imagem da tequila é urgente e necessária. Salud!

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO