O Jeep Compass é figura carimbada nas ruas brasileiras, um dos SUVs mais vendidos no país. No entanto, a versão Blackhawk, com seu motor de 272 cv, oferece uma experiência de condução que vai muito além do que se espera do modelo.
A equipe da CNN Brasil testou o Compass Blackhawk, a versão topo de linha sem eletrificação, durante uma semana, percorrendo mais de 360 quilômetros entre cidade e estrada. O preço? R$ 296.490. Será que vale a pena?
À primeira vista, pode parecer apenas mais um Compass. A diferença crucial reside sob o capô: o motor Hurricane 2.0 de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, um upgrade significativo em relação ao motor T270 de 176 cv das outras versões.
Essa potência extra transforma o Blackhawk em um veículo notavelmente mais ágil e divertido. A aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos impressiona, equiparando-se a carros esportivos. Além disso, a versão topo de linha ostenta elementos de design exclusivos, como a grade frontal, logotipos e rodas.
As rodas de 19 polegadas, exclusivas da versão, chamam atenção pelas pinças de freio vermelhas, que acentuam o visual esportivo. A experiência ao volante se torna mais instigante, mas e o consumo? Em nossos testes, com uma tocada mais esportiva, a média foi de 7 km/l com gasolina. Um número que pode ser melhorado com um pé mais leve no acelerador.
Na estrada, o Compass Blackhawk surpreendeu ainda mais. Em um trajeto de 140 quilômetros, o painel de instrumentos registrou uma média de 11,7 km/l. O bom isolamento acústico também merece destaque, mantendo o ruído do vento quase imperceptível, mesmo em velocidades elevadas.
Para além do desempenho, o Compass Blackhawk oferece uma série de detalhes que o tornam ainda mais especial. Confira a seguir 10 curiosidades que destacamos durante nosso teste:
* **Assentos Exclusivos:** Os bancos combinam couro e suede, com design exclusivo e a assinatura da versão costurada em branco, além de ajustes elétricos.
* **Teto Solar Panorâmico:** Um item muito apreciado pelos brasileiros, com cortina elétrica e ampla abertura.
* **Dupla Saída de Escapamento:** Com design esportivo, otimiza a expulsão de gases.
* **Rodas com Design Exclusivo:** Escurecidas, aro 19 com pneus 235/45, reforçam o visual esportivo.
* **Quadro de Instrumentos:** Painel 100% digital que exibe informações como força G, potência e torque.
* **Som Beats:** Sistema de som premium com graves potentes que proporcionam uma experiência sonora imersiva.
* **Carregador por Indução com Ventilação:** Um diferencial inteligente que evita o superaquecimento do aparelho.
* **Porta-Malas Elétrico:** Com função hands-free, abertura e fechamento por sensor de presença.
* **Acabamento:** Painel e portas com material macio ao toque e costuras bem feitas, evidenciando a qualidade do interior.
* **Seletor de Terrenos:** Três modos de condução (Auto, Snow e Sand/Mud) e tração 4×4 para diferentes tipos de terreno.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br