Atenção, estudantes! O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre está chegando ao fim. Os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira (18), no horário de Brasília, para garantir a chance de financiar seus estudos em instituições de ensino superior particulares.
As inscrições são realizadas exclusivamente online, através do Portal Acesso Único do MEC. O processo é totalmente gratuito e oferece 74.500 vagas nesta edição. Metade dessas vagas são destinadas ao Fies Social, uma modalidade que visa ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as vagas estão distribuídas em 18.419 cursos/turnos, abrangendo 1.215 instituições participantes em todo o país. O Fies é uma oportunidade para financiar cursos de graduação presenciais, com o valor a ser financiado determinado com base na renda familiar mensal bruta do estudante.
Para se candidatar ao Fies, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
O Fies Social, lançado em 2024, reserva 50% das vagas para candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). Essa modalidade permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade é dada a candidatos que não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento estudantil.
O resultado da chamada única, com a lista dos pré-selecionados, será divulgado no dia 29 de julho. Estudantes não pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, que será utilizada para preencher vagas remanescentes entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br