segunda-feira, julho 21, 2025

Após Investigação dos EUA, Lojistas da 25 de Março Buscam Apoio ‘Enfático’ de Lula

Share

A União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco25), importante centro comercial de São Paulo, formalizou um pedido de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em ofício encaminhado ao Palácio do Planalto na última quinta-feira (17), a entidade solicita uma defesa da soberania nacional frente ao que consideram ataques dos Estados Unidos aos comerciantes e trabalhadores da região.

O apelo surge em resposta à recente investigação comercial aberta pelo governo dos EUA sobre supostas práticas desleais do Brasil. A medida tem como alvos tanto o sistema de pagamentos Pix quanto a própria Rua 25 de Março. O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos alega que a área paulistana é um dos maiores centros de pirataria há décadas, apesar das operações policiais.

“Colocamos a Univinco25 à disposição da Presidência da República e dos ministérios competentes, oferecendo nossa experiência prática e propostas para o fortalecimento da legalidade e da formalização no setor”, destaca o documento enviado ao governo federal. A diretora do conselho executivo da Univinco25, Cláudia Urias, enfatizou a necessidade de distinguir entre atividades ilícitas pontuais e a imagem generalizada de um território economicamente dinâmico e majoritariamente legal.

A Univinco25 argumenta que a Rua 25 de Março é um dos maiores centros comerciais populares do mundo, vital não só para a economia de São Paulo, mas também para o abastecimento de milhares de municípios brasileiros e da América do Sul. A entidade expressou preocupação com a retórica estrangeira, que, segundo eles, criminaliza um ecossistema comercial que movimenta bilhões de reais e atinge milhões de trabalhadores honestos.

Enquanto isso, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (Secsp) convocou uma manifestação para esta sexta-feira (18) na região da 25 de Março, em defesa dos empregos e das empresas locais. No entanto, a Univinco25 esclareceu que não apoia o ato, por acreditar que esse tipo de ação não contribui para a melhoria da situação.

Fonte: http://jovempan.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO