Com o passar dos anos, o trabalho remoto foi ganhando cada vez mais espaço. Essa evolução trouxe também a necessidade de ressignificar e adaptar os espaços para ambientes tranquilos, criativos e produtivos.
Embora essas mudanças pareçam um grande desafio, principalmente porque exigem muito planejamento financeiro, é possível adaptar o ambiente que já existe com criatividade e de acordo com cada realidade. Com organização, pesquisa e priorizando aquilo que realmente importa, o espaço do home office se torna confortável, funcional e com uma estética agradável.
Ergonomia em primeiro lugar
Um dos principais pontos que precisam de atenção é o conforto e a postura. Quando as horas exigidas são feitas no escritório, a empresa tende a fornecer equipamentos adequados que seguem as exigências do Ministério do Trabalho. Mas quando a função se torna remota ou é feita de forma autônoma, esses equipamentos nem sempre seguem essas regras.
O Ministério da Previdência Social apontou que em 2024 foram registrados mais de 3,5 milhões de afastamentos por conta da incapacidade temporária de colaboradores. Os principais registros foram aqueles causados pelas doenças da coluna, como a dorsalgia e a hérnia de disco.
Esses números mostram a importância de ter bons equipamentos, como cadeira, mesa e outros objetos feitos para suportarem longas horas de trabalho, evitando assim problemas que envolvem principalmente a postura.
Por isso, na hora de escolher o mobiliário, é essencial optar por uma cadeira confortável e com múltiplas regulagens que caiba no orçamento, além de uma mesa que seja de uma altura adequada. Em alguns casos, pode ser interessante ainda investir em apoio para os pés.
Tenha boa iluminação
A iluminação do ambiente também é um ponto essencial, principalmente para garantir a produtividade. A luz natural tende a ser sempre a melhor escolha, por isso, é aconselhável que a mesa fique próxima a uma janela.
Quando não há essa possibilidade, é indicado investir em uma iluminação branca, já que ela evita o cansaço dos olhos, além de ajudar a manter o foco e atenção.
Considere a decoração
Não é porque o local é destinado ao trabalho que ele precisa ser sem graça ou sem personalidade. Pequenos itens decorativos já podem transformar completamente o espaço sem que ele fique poluído visualmente
Instalar prateleiras é uma solução eficiente para decorar principalmente as pequenas áreas. Incluir ainda plantas e objetos de arte pode ajudar a aliviar o estresse do dia a dia.
Faça uma pequena reforma
Muitas vezes, o espaço do home office é uma adaptação de um quarto ou mesmo uma repaginada em algum canto da casa. Por isso, antes de iniciar os trabalhos, é recomendável fazer uma pequena reforma.
Pintar as paredes e renovar o revestimento do chão é uma excelente escolha, principalmente para aqueles acabamentos desgastados ou de difícil manutenção. Nesse caso, o piso vinílico surge como opção popular justamente por ser fácil de limpar, ter bom acabamento e ajudar na composição de um ambiente versátil.
Mantenha a organização
Um ambiente bem organizado é essencial para garantir a produtividade no trabalho. Por isso, é aconselhável separar alguns minutos do dia para organizar e limpar o espaço. Em ambientes maiores, como cômodos próprios, é possível ainda instalar armários ou mobiliários com gavetas, evitando que a bagunça do dia a dia fique espalhada.