O Banco Central do Brasil (BC) lança, nesta sexta-feira (25), uma moeda comemorativa de R$ 1 em alusão aos seus 60 anos de história. Ao todo, mais de 23 milhões de unidades foram cunhadas e estarão em circulação, podendo ser utilizadas normalmente em compras e transações do dia a dia. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do BC para celebrar e documentar sua trajetória.
A moeda especial apresenta diferenças marcantes em relação ao modelo tradicional. No anverso, em vez da efígie da República, destaca-se o selo comemorativo dos 60 anos do BC, acompanhado da marca da instituição e linhas diagonais. Já o anel dourado exibe as legendas “Banco Central do Brasil” e “1965–2025”, ressaltando o período homenageado.
O reverso da moeda segue o padrão da segunda família, mantendo o valor de face de R$ 1. A aprovação da criação da edição comemorativa ocorreu em abril pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que assegurou a livre circulação da moeda na economia. As características da moeda incluem materiais como aço inoxidável no núcleo e aço carbono revestido em bronze no anel.
Com um diâmetro de 27 milímetros e peso de 7 gramas, a moeda possui um bordo com serrilha intermitente. A celebração dos 60 anos do Banco Central ocorreu no início de abril, em uma solenidade que reuniu autoridades como o presidente do BC, Gabriel Galípolo, ex-presidentes da instituição e representantes dos poderes legislativo e executivo. Segundo o Banco Central, a moeda comemorativa integra as ações promovidas pelo órgão para “celebrar, documentar, humanizar e compartilhar a sua história”.
Fonte: http://www.infomoney.com.br