O Maranhão marcou presença no Seminário Rumos – O Turismo Pós-COP 30, em Belém, Pará, com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro turístico mais sustentável. Isabella Barbosa, superintendente de Promoção da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), representou o estado em uma programação focada em soluções inovadoras para o setor.
Durante o evento, Isabella Barbosa conduziu a palestra “Boas Práticas em Gestão Pública de Turismo – Ações de Integração no Maranhão e Rota das Emoções”. Na apresentação, compartilhou as experiências de sucesso do estado, ressaltando a importância da governança participativa, da sustentabilidade e da valorização dos territórios e das comunidades locais para o desenvolvimento do turismo.
“Foi uma oportunidade enriquecedora para compartilharmos experiências, fortalecer a integração entre os estados do Maranhão e do Pará, além de discutirmos boas práticas na gestão do turismo, especialmente na promoção e na Rota das Emoções. Este é um evento de grande importância nacional, principalmente neste contexto da Cop 30, que coloca a Amazônia em destaque”, afirmou Isabella Barbosa.
A apresentação focou nos avanços do Maranhão no setor turístico, destacando a Rota das Emoções como um caso de sucesso de integração regional e um modelo de desenvolvimento sustentável.
Segundo a secretária de Turismo, Socorro Araújo, “Precisamos estar conectados aos outros estados, países e à agenda do mundo, afinal de contas, o Maranhão é rico em belezas naturais e atrativos. Temos o Polo Amazônia Maranhense que está a cada dia se projetando no cenário turístico, e ainda, como modelo, a Rota das Emoções, que nos inspira a continuar nesse rumo. Estamos nos preparando para a Cop 30 que será histórica e queremos incorporar esse movimento de turismo sustentável”.