sábado, agosto 2, 2025

Gilmar Mendes Detona Eduardo Bolsonaro: Atuação nos EUA é ‘Ato de Lesa-Pátria’

Share

Em defesa do colega Alexandre de Moraes, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos como um “verdadeiro ato de lesa-pátria”. A declaração ocorreu durante a retomada dos trabalhos da Corte, após o recesso judiciário, nesta sexta-feira (1º/8). A sessão foi marcada por um tom de defesa da independência do STF e de seus ministros.

Mendes enfatizou que os ataques ao tribunal têm sido orquestrados por figuras radicais, com destaque para o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, essas ações representam uma sabotagem contra o povo brasileiro, perpetrada por indivíduos “avessos à democracia” e movidos por “radicalismos, desinformação e servilismo”.

O ministro Gilmar Mendes prosseguiu, ressaltando a independência do STF na apuração da suposta tentativa de golpe. Ele adicionou que os ataques direcionados aos ministros, em particular a Alexandre de Moraes, derivam da condução das investigações sobre o plano de manter Jair Bolsonaro no poder.

“Afinal, não é segredo para ninguém que os ataques à nossa soberania foram estimulados por radicais inconformados com a derrota do seu grupo político nas últimas eleições presidenciais – entre eles, um deputado federal que, na linha de frente do entreguismo, fugiu do país para covardemente difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal, num verdadeiro ato de lesa pátria”, concluiu o decano, em tom de forte crítica.

A sessão de retomada dos trabalhos do STF também contou com um discurso do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que defendeu o papel do tribunal na proteção da Constituição e na prevenção de retrocessos democráticos. Barroso também saiu em defesa de Alexandre de Moraes, que tem sido alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos, ressaltando a importância do trabalho do STF na contenção de ameaças à democracia.

Fonte: http://www.metropoles.com

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,539
EUR
6,421
GBP
7,357

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO