Câmara avalia suspensão de 14 deputados por obstrução; veja a lista

A Câmara dos Deputados pode suspender o mandato de 14 parlamentares por até seis meses. A Mesa.

A Câmara dos Deputados pode suspender o mandato de 14 parlamentares por até seis meses. A Mesa Diretora da Casa encaminhou, nesta sexta-feira (8/8), as representações contra os deputados à Corregedoria Parlamentar, que agora analisará a conduta dos envolvidos. A decisão final sobre a punição caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Os deputados são acusados de obstruir os trabalhos legislativos, incluindo a ocupação da Mesa Diretora, ao longo desta semana. O grupo protestava contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Eles exigiam a votação imediata de pautas como a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e o impeachment de Moraes.

Após a análise da Corregedoria, Hugo Motta decidirá se os casos serão encaminhados ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Em entrevista ao Metrópoles, Motta já havia afirmado que não cederia a “chantagens” ou “imposições”. Ele também defendeu punições para os deputados que obstruíram o plenário da Câmara.

Confira a lista dos 14 deputados que podem ser suspensos:

* Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
* Nikolas Ferreira (PL-MG)
* Luciano Zucco (PL-SC)
* Allan Garcês (PP-MA)
* Caroline de Toni (PL-SC)
* Marcos Feliciano (PL-SP)
* Domingos Sávio (PL-MG)
* Marcel Van Hattem (Novo-RS)
* Zé Trovão (PL-SC)
* Bia Kicis (PL-DF)
* Carlos Jordy (PL-RJ)
* Julia Zanatta (PL-SC)
* Marcos Pollon (PL-MS)
* Paulo Bilynskyj (PL-SP)

Este caso segue exemplos recentes, como as suspensões de Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG), que também foram punidos por três meses por condutas consideradas inadequadas no exercício do mandato.

PUBLICIDADE

Relacionadas: