O estado do Paraná reafirmou seu compromisso em reconhecer e valorizar os profissionais do magistério, após alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A declaração foi feita durante o II Seminário de Diretores 2025, evento que reuniu mais de mil gestores da rede estadual de ensino em Foz do Iguaçu.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), enfatizou a importância da dedicação dos profissionais para o sucesso da educação no estado. “O Paraná é hoje o estado com a melhor educação do Brasil graças a uma gestão técnica e, ao mesmo tempo, apaixonada. Cabe a nós reconhecer e agradecer o empenho de quem está na ponta, cuidando dos nossos alunos: diretores, pedagogos, professores, equipes de apoio das escolas e dos Núcleos de Educação”, destacou.
Ao lado do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, e do deputado Hussein Bakri, líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Curi sublinhou que uma educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento social e econômico. Ele mencionou avanços significativos no estado, como inovações no currículo escolar, a implementação de novas tecnologias de ensino e a modernização da infraestrutura das escolas estaduais.
O deputado Curi ressaltou o papel da Assembleia Legislativa no apoio à gestão escolar, mencionando a destinação de recursos para programas como o Escola Mais Bonita, além da aquisição de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado e computadores para a rede estadual. “Estamos na Assembleia para ouvir e atender quem vive o dia a dia das escolas, que fazem a melhor educação do Brasil e sabem o que a educação do Paraná ainda precisa”, afirmou.
Foi anunciado também que, a partir de 2026, o Legislativo destinará recursos para apoiar a implementação de aulas de inglês nas redes municipais, em colaboração com o Governo do Estado. O objetivo é oferecer aulas de inglês duas vezes por semana para cerca de 600 mil alunos, visando o desenvolvimento da proficiência na língua. A Assembleia Legislativa também está contribuindo com a compra de 30 mil chromebooks para escolas municipais.