O Brasil se prepara para uma sexta-feira (15/8) marcada pela diversidade climática, com a atuação de diferentes fenômenos em todo o território nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar polar ainda influencia o Sul e o Sudeste, garantindo temperaturas mais baixas, especialmente nas primeiras horas do dia.
No Sul, o frio será mais intenso. Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar geadas em áreas como a Campanha gaúcha e a serra catarinense. Porto Alegre terá mínima de 9°C e máxima de 18°C, enquanto Curitiba terá um dia encoberto com garoa, variando entre 9°C e 14°C. Florianópolis terá chuva fraca e temperaturas entre 12°C e 18°C.
São Paulo terá tempo fechado e frio moderado, com temperaturas entre 12°C e 21°C. O Rio de Janeiro terá um dia ameno, com mínima de 15°C e máxima de 23°C e possibilidade de chuva rápida. Belo Horizonte terá sol entre nuvens e máxima de 25°C. Vitória terá pancadas de chuva e máxima de 25°C.
Enquanto isso, no Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul terá elevação das temperaturas ao longo do dia, com Campo Grande variando entre 16°C e 30°C. Já Cuiabá enfrentará calor intenso, podendo chegar aos 34°C, com umidade relativa do ar crítica, abaixo de 20%. Goiânia e Brasília também terão tardes quentes, com máximas de 31°C e 29°C, respectivamente.
No Nordeste, a circulação de ventos marítimos trará nuvens carregadas e risco de chuva forte, principalmente no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Cidades como João Pessoa e Natal podem ter alagamentos devido ao grande volume de chuva. Há alerta para temporais também em Alagoas e Pernambuco. Salvador terá pancadas rápidas e máxima de 29°C. No interior, o calor predomina e a umidade fica baixa.
Na região Norte, áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva em grande parte do Amazonas, Roraima e Amapá, com possibilidade de raios. Manaus e Boa Vista devem ter pancadas fortes à tarde. Em Rondônia e Tocantins, o tempo permanece firme, quente e seco, com umidade crítica. O Inmet emitiu alertas meteorológicos para 20 estados, abrangendo riscos de chuvas intensas, acumulado de chuvas, baixa umidade e geadas.